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Copa pode render R$ 500 milhões. Mas esqueça o carrinho de cachorro quente

Menon

26/03/2014 06h59

O blog entrevistou Bruno Caetano, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).

Ele fala sobre a relação entre Copa do Mundo e pequenos empreendedores.

 

A Copa é uma boa oportunidade de negócios?

Sem dúvida, mas demanda planejamento, estudo e muito trabalho, não adianta fazer as coisas de última hora. A oportunidade não vai cair no colo, não vai bater na porta da casa de cada um.

O que é certo e o que é errado para quem quiser faturar com a Copa?

O certo é fazer um projeto que se insira no encadeamento produtivo. Por exemplo, se a pessoa vai fornecer marmita para operários de uma construtora. Isso é bom porque a construtora continuará a ter obras após a Copa. O errado é pensar que vai faturar dinheiro com um carrinho de hot dog na abertura da Copa. Nem vai chegar perto do estádio.

A Copa, então, é para as grandes empresas que podem pagar licenciamento de produtos? Quanto se  paga?

O licenciamento de um produto Fifa custa 12% do faturamento. Quem quiser fazer um chaveiro com algum símbolo da Fifa, vai ter de cobrar 15% mais caro, para manter a margem de lucro. Mas é possível trabalhar sem os símbolos da Fifa. Uma caneca não precisa ter o Fuleco, pode ter a bandeira do Brasil, por exemplo. Listamos 1000 toportunidades de negócio. Agora, dentro dos estádios, realmente só teremos patrocinadores da competição.

Quanto a Copa pode render?

Já rendeu R$ 280 milhões e pode chegar a R$ 500 milhões, considerando-se todas as 12 sedes.

O que significa isso em relação ao ano passado?

É um acréscimo de 8%, muito importante para a economia do país.

Qual o negócio mais inusitado que se pode fazer?

Conheço um empreendedor que está faturando muito com sua fábrica de gelo. A demanda vai aumentar muito e ninguém precisa licenciar gelo. Mas os principais setores são turismo, construção civil, lanchonete, TI, comércio, madeiras e móveis.

Quais são as expectativas para São Paulo?

São Paulo é capital brasileira da Copa. Das 32 seleções, 16 estarão no estado de São Paulo. É uma grande oportunidade para o turismo.

E como fazer o turista voltar?

É preciso tratar bem, encantar, seduzir o turista.  Em São Paulo, durante a Copa, haverá mais de  100 eventos para os turistas. E o Sebrae criou 17 circuitos diferentes para que conheçam a cidade e o estado.

Mas eu estou achando a cidade desanimada, não sei se o povo abraçou a Copa não.

São Paulo é uma cidade cosmopolita, acostumada a grandes eventos e por isso demora um pouco a se entusiasmar, mas a partir de maio vai respirar a Copa como todo o Brasil.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.