Copa pode render R$ 500 milhões. Mas esqueça o carrinho de cachorro quente
O blog entrevistou Bruno Caetano, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP).
Ele fala sobre a relação entre Copa do Mundo e pequenos empreendedores.
A Copa é uma boa oportunidade de negócios?
Sem dúvida, mas demanda planejamento, estudo e muito trabalho, não adianta fazer as coisas de última hora. A oportunidade não vai cair no colo, não vai bater na porta da casa de cada um.
O que é certo e o que é errado para quem quiser faturar com a Copa?
O certo é fazer um projeto que se insira no encadeamento produtivo. Por exemplo, se a pessoa vai fornecer marmita para operários de uma construtora. Isso é bom porque a construtora continuará a ter obras após a Copa. O errado é pensar que vai faturar dinheiro com um carrinho de hot dog na abertura da Copa. Nem vai chegar perto do estádio.
A Copa, então, é para as grandes empresas que podem pagar licenciamento de produtos? Quanto se paga?
O licenciamento de um produto Fifa custa 12% do faturamento. Quem quiser fazer um chaveiro com algum símbolo da Fifa, vai ter de cobrar 15% mais caro, para manter a margem de lucro. Mas é possível trabalhar sem os símbolos da Fifa. Uma caneca não precisa ter o Fuleco, pode ter a bandeira do Brasil, por exemplo. Listamos 1000 toportunidades de negócio. Agora, dentro dos estádios, realmente só teremos patrocinadores da competição.
Quanto a Copa pode render?
Já rendeu R$ 280 milhões e pode chegar a R$ 500 milhões, considerando-se todas as 12 sedes.
O que significa isso em relação ao ano passado?
É um acréscimo de 8%, muito importante para a economia do país.
Qual o negócio mais inusitado que se pode fazer?
Conheço um empreendedor que está faturando muito com sua fábrica de gelo. A demanda vai aumentar muito e ninguém precisa licenciar gelo. Mas os principais setores são turismo, construção civil, lanchonete, TI, comércio, madeiras e móveis.
Quais são as expectativas para São Paulo?
São Paulo é capital brasileira da Copa. Das 32 seleções, 16 estarão no estado de São Paulo. É uma grande oportunidade para o turismo.
E como fazer o turista voltar?
É preciso tratar bem, encantar, seduzir o turista. Em São Paulo, durante a Copa, haverá mais de 100 eventos para os turistas. E o Sebrae criou 17 circuitos diferentes para que conheçam a cidade e o estado.
Mas eu estou achando a cidade desanimada, não sei se o povo abraçou a Copa não.
São Paulo é uma cidade cosmopolita, acostumada a grandes eventos e por isso demora um pouco a se entusiasmar, mas a partir de maio vai respirar a Copa como todo o Brasil.
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