Topo

Menon

400 mil votos para Andrés. Previsão do PT

Menon

01/04/2014 06h00

O PT acredita que  candidatura de Andrés Sanches a deputado federal,  ainda não oficializada, será um sucesso. A previsão é de que o ex-presidente do Corinthians seja o mais votado da legenda, alcançando no mínimo 400 mil votos. Ele é candidato, segundo avaliação dos petistas, para ser votado em todos os municípios do estado. Tanto voto é suficiente para se eleger mais dois deputados do partido ou da coligação. Há cálculos de que o quociente eleitoral será de 130 mil votos.

Em 2014, o PT elegeu 16 deputados federais, mas alguns não se candidatarão à reeleição. É o caso de João Paulo Cunha, o campeão do partido em 2014, com 255.497 votos, que está preso após o julgamento da ação penal 470. O segundo mais bem votado foi Jilmar Tatto (250.469 votos) que é secretário de Transportes do prefeito Fernando Haddad. Também no secretariado de Haddad está Filippi, secretário da Saúde, quinto colocado com 149.528 votos.

Berzoini, que Dilma levou para cuidar das relações institucionais de seu governo, também não tentará a reeleição. Ele foi o nono mais bem votado do PT, com 140.525 votos. Carlinhos de Almeida, que recebeu 134.479 votos (11º colocado) é o atual prefeito de São José dos Campos.

Com tanta ausência, o PT busca em Andrés um campeão de votos.  Apenas para comparar: em 2010, apenas três deputados tiveram mais de 400 mil votos: Tiririca, mais de 1,5 milhão, Chalita, 560 mil e Maluf, 497 mil.

Há uma dúvida como seria a atuação política de Andrés: batalharia pelo conjunto dos clubes, sempre querendo novas negociações de dívidas eternas ou se importaria apenas com assuntos corintianos, repetindo sua atuação como dirigente esportivo? Foi o que fez ao ajudar Ricardo Teixeira a implodir o Clube dos 13. Além de dirigente do Corinthians e homem-forte da construção do Itaquerão, Andrés é industrial e empresário de muito sucesso.

Para deputado estadual, o PT terá outros dois nomes ligados ao futebol: Marcelinho Carioca, cujo "passe" foi contratado junto ao PSB e Luiz Fernando Teixeira, presidente do São Bernardo, muito ligado ao prefeito Luís Marinho, e irmão do deputado federal Paulo Teixeira.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.