Topo

Menon

PVC lança novo livro. Imperdível, como os outros

Menon

04/04/2014 17h19

Trabalhei junto com o Paulo Vinícius no Lance! em 1998. Eu só havia conversado com ele uma vez antes, quando ele estava em uma interminável entrevista com Djalminha, para a Placar, e eu pedi um minuto para fazer duas perguntinhas para A Gazeta Esportiva. Velhos tempos em que se podia conversar com um jogador após o treinamento de forma exclusiva.

PVC70O Paulo é um cara de ótimo caráter. E não é o nerd que muita gente pensa. Gosta de contar estórias, de tomar cerveja e de jogar society na defesa. Sempre usava uma camisa da Inglaterra. Talvez se achasse um Nobby "The Butcher" Stiles. Só que não dava pancada.

Nunca negou conhecimento, nunca escondeu agenda, nunca deixo de compartilhar uma experiência.

Tive uma experiência ruim com ele mas não foi culpa de nenhum de nós dois. Foi da pior pessoa que conheci no meio jornalístico e fora dele também. O Paulo cobria a seleção. Terminada a Copa de 98, Luxemburgo assumiu e, como tinha bom contato com ele, fui buscar uma entrevista. Ele aceitou me receber. Quando comuniquei ao chefe, aquele que eu não digo o nome, o cara falou que eu estava tentando derrubar o PVC e que o assunto seleção era dele.

Disse que não era nada disso, comuniquei ao Luxa que não haveria entrevista e nunca falei com o Paulo sobre o assunto. Sei que ele não tinha nada com isso e que ele sabia que eu também não tinha.

Mas isso é passado, apenas estou lembrando para que se sabia como tem gente que não presta em redações.

O presente é que o Paulo vai lançar um novo livro. Tentei falar com ele por dois dias, mas atualmente o cara é mais ocupado que ministro. Vai de um lado a outro, de uma reunião à outra. Mas, falamos um pouco agora pouco.

"O livro conta 34 histórias de Copas do Mundo e são ilustradas por esquemas táticos. O nome é Tatica Mente e pode ser entendido de três maneira, como se fosse mente fosse do verbo mentir ou se fosse um substantivo. Tem muitas estórias legais que eu conheci, vi ou aprendi em livros. Antes eu comprava camisa de times de futebol, agora eu compro livros de futebol. Outro dia comprei um livro alemão chamado Tor (gol) traduzido em inglês. Fiquei em dúvida, comprei e tem muita coisa boa. Não me arrependi. Nesse livro de agora, são 34 estórias de Copa com as pranchetas ilustrando. Tem a de 1930, que chama A cigarra e a formiga, que mostra a decisão entre a Argentina, que era mais criativa e o Uruguai, mais trabalhador. Tem os 11 da Breslávia, uma cidade da Polônia que em português se escreve Wroclaw. Então, em 1936 a Alemanha jogou nessa cidade e começou a ser montado o time que foi campeão em 1954. Da Alemanha também tem o time de 1974, que parece um coadjuvante da Holanda mesmo tendo ganho a Copa. É um caso em que a História foi contada pelo lado do perdedor. Uma injustiça porque a Alemanha havia decidido a Copa de 66, havia sido terceira em 70 e a ganhado a Eurocopa em 72 enquanto a Holanda do Rinus Mitchel era um time de três jogos apenas, montado em pouco tempo. E tem também a história de Camarões, foi para lá que eu fiz minha primeira viagem internacional, o técnico era o russo Valery Neppominiach e o tradutor era Jules Nyonga e ele traduzia da forma que achava certo e não o que o russo dizia. Era o técnico de verdade. Agora, eu tenho de ir para uma reunião, fica com meu celular e me corneta por email. Um abraço".

Só tive tempo de dizer que ele estava parecendo Fernando Pessoa (viver é preciso, com preciso sendo verbo ou adjetivo) e para conferir como se escrevia os nomes próprios.

O livro é bom. Tenho certeza. O lançamento será dia 8 de abril, às 19h na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.