Topo

Menon

Rogério Ceni é a grande diferença entre a lista de Felipão e a minha

Menon

05/05/2014 22h24

Na quarta-feira, a mais gloriosa seleção do mundo – cinco títulos, dois vices, dois terceiros e um quarto lugares sem nunca utilizar estrangeiros naturalizados – anunciará sua lista de jogadores para a busca do sexto título.

O mundo do futebol está atento. Não deverá haver muitas surpresas. Scolari conseguiu montar o time no ano passado, quando ganhou a Copa das Confederações e, a parto daí, passou a polir a base. Substituir jogadores de pouco brilho como Jean e Osvaldo e outros, como Jadson e  Lucas, que caíram muito foi a tarefa de Scolari.

O resultado será apresentado amanhã. Eu acredito que a lista de Felipão será a seguinte:

Julio Cesar (não interessa se está em uma liga pequena, Felipão confia nele e acredita no mês de treinamento)

Jefferson

Cavalieri

Daniel Alves

Maicon

Marcelo

Maxwell

Thiago Silva

David Luiz

Dante

Henrique (Scolari gosta dele e como foi campeão na Itália na última semana…)

Luis Gustavo

Paulinho

Fernandinho

Hernanes

Ramires

Hulk

Neymar

Oscar

Willian

Bernard

Jo

Fred

 

A minha lista teria tres diferenças

ROGÉRIO CENI EM LUGAR DE CAVALIERI – Quando o terceiro goleiro entra em campo em uma copa? Quando está tudo bem (Rogério Ceni contra o Japão em 2006) ou quando está tudo complicado, com os dois primeiros contundidos ou falhando. Não creio que acontecerá. Mas, caso aconteça, gostaria de ter um goleiro que já foi à Copa e que tenha muita personalidade. Além disso, Ceni, ao contrário do que muitos pensam, é um jogador de grupo. Scolari disse isso em 2002, falou de sua importância mesmo sem entrar em campo.

MIRANDA EM LUGAR DE HENRIQUE – Ele faz parte da defesa do Atletico de Madrid, a mais intransponível da Europa. Miranda é técnico, é duro e sabe se impor sem falar nada. Não destrói porsches.

RAFINHA EM LUGAR DE MAICON – Rafinha é mais técnico e mais constante. Maicon é mais forte e ataca mais. Como Marcelo estará do outro lado, prefiro uma opção mais conservadora na reserva de Daniel Alves que também prefere o ataque à defesa.e

Gostaria de uma opção de velocidade mais constante do que Bernard. Foi bem na Libertadores e agora está na Ucrânia. Infelizmente, não achei ninguém. Lucas, em um time muito melhor, não conseguiu brilhar.

Gostaria também de uma opção mais forte para o ataque. Gosto de Kaká, mas ele não conseguiu mostrar futebol constate em sua volta ao Milan. E Robinho? Poderia ser, mas não consigo ter confiança em Robinho. Em 2006, não engoli sua atitude no intervalo de Brasil x França. Juntamente com Cicinho, correu para conversar com Zidane, como se fosse apenas um garotinho, um fã e não um rival. Depois, mais velho, assumiu o posto de "dono" do time e da resenha. Parecido com Ronaldo e Roberto Carlos em 2006. Acho que falta comprometimento e que acabaria influenciando de forma errada a Neymar. Eu me irrito só de pensar em Robinho, Neymar e Daniel Alves com suas dancinhas medíocres na comemoração de um gol.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.