Topo

Menon

Milton Alves conta a história da Stock em guia espetacular

Menon

26/05/2014 10h02

Conheço o Milton Alves desde o final do século passado, ali no finalzinho dos 80. Eu estava começando e ele já era um veterano. O cara é um perdigueiro da notícia. Em tempos em que não havia celular, sentava-se em uma cadeira e discava até o dedo inchar. A notícia chegava e era publicada, mesmo que arrancada a fórceps.

 

Agora, o Miltão vem com um grande livro para quem gosta de automobilismo. É um guia sobre a história da Stock Car no Brasil. "A ideia surgiu quando, numa corrida em Londrina, uma > pessoa apareceu na Sala de Imprensa dizendo que havia corrido na Stock. Uns torceram o nariz, outros olharam espantados, mas ninguém pôde questioná-lo com absoluta certeza, pois a história > da Stock Car andava perdida no tempo. Eram, na época, mais de três décadas relegadas ao esquecimento."

 

O perdigueiro entrou em ação, com ajuda do historiador e fotógrafo Napoleão Ribeiro. "Cavamos súmulas oficiais, buscamos resultados, marcas, nomes e todos tipos de dados, junto a jornalistas, dirigentes, pilotos e ex-pilotos".

 

Depois de oito anos de trabalho, o guia está aí, com resultados das quase 400 corridas da categoria, perfis de todos os pilotos que correram, quem fez e tempos das poles, melhores voltas, enfim, um guia quase completo. Faltam ainda alguns complementos, como resultados inteiros de algumas poucas corridas, mas com certeza assim que sair alguém vai localizar e ajudar a completa", diz o Milton.

Agora, se alguém chegar e dizer que já correu na Stock, basta sacar o guia e procurar o nome do indômito piloto. Se não estiver lá, não, ele não correu.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.