Topo

Menon

#28 Copa tem 3,5 gols por jogo. Em 2010, foram 2,26. Aumento de 55%

Menon

15/06/2014 00h22

A Copa do Brasil pode entrar na história por sua ofensividade. Em oito jogos, não houve empates. Foram 28 gols, média de 3,5 por jogo. Em 2010, foram 25 gols em 16 jogos, com cinco empates. Ou seja, na primeira metade da primeira rodada, foram mais gols do que a primeira rodada de 2010. Pode ser um início de redenção, pois a Copa de 2010, com 2,26 gols por jogo,  teve a segunda pior média de todas as Copas, com 1,56 gols. A pior foi a da Itália, com 2,21 gols por jogo.

A redenção pode continuar. Ainda não estrearam  goleadores como Cristiano Ronaldo, Messi, Higuain, Benzema e Muller.

Em 2010, a Copa teve quatro artilheiros o espanhol  David Villa,  o holandês Wesley Sneijder,  o alemão Thomas Müller e o uruguaio Diego Forlán, todos com cinco gols. Já estão ameaçados por Neymar e Van Persie, com dois gols em apenas um jogo.

Dos 16 times que estrearam na Copa, apenas dois não marcara: Camarões, com um gol paupérrimo e a Grécia, que foi atropelada pela Colômbia. Bem, a Grécia, fez seu sétimo jogo em Copas do Mundo. Foi o sexto sem fazer gols. Foi a sexta derrota. Até hoje, sua única vitória foi um 2 a 1 contra a Nigéria em 2010.

Mesmo sem a colaboração efetiva da Grécia, a média de gols pode aumentar. Sim, com a colaboração passiva.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.