Topo

Menon

Clubes brasileiros podem apostar no talento, como faz o Real Madrid

Menon

13/08/2014 06h46

Qual foi o esquema utilizado pelo Real Madrid na decisão contra o Sevilha? Bem, havia um goleiro e quatro zagueiros. E depois? 4-1-2-3? 4-2-3-1? 4-2-1-3? 4-1-4-1? Todas as anteriores? Não sou muito de números explicando um jogo, mas é possível dizer que todas as situações foram utilizadas por Ancelotti, sem contarmos o avanço de Carvajal ou Coentrão.

O importante é notar que qual seja a disposição em campo de Kroos, Modric, James, Bale, Benzema ou Cristiano, são seis jogadores que sabem jogar bola. E entraram em campo para jogar. Não foi como Oscar, praticamente um terceiro volante no Mundial.

Kroos e Modric se revezavam como primeiro volante. E também estiveram juntos. James foi o único armador ou teve o auxílio de Kroos ou Modric? Ou ainda teve Bale e Cristiano como companheiros na linaha de três armadores? Benzema era um atacante solitário ou tinha Bale de um lado e Cristiano de outro?

Em todas as situações, o Real NÃO ABRIU MÃO de ter o domínio do jogo. Era ele quem mandaria no jogo, estava definido desde, desde….antes de entrar em campo. O exemplo está aí e pode ser seguido. Sim, eu sei que nenhum time tem tantos jogadores desse nível. Parece que o valor do Real Madrid chega a 466 milhões de euros.

Mas, se não se tem os melhores do mundo, que se escale os melhores do elenco. Apostar no toque, no domínio da bola. Lembrar que jogadores como Denílson, Ralf e Alison deveriam tentar a vida como zagueiros. Como Mascherano no Barça. Como volante, não. É preciso mais para ser um jogador que inicia as jogadas de ataque.

É preciso entender o volante como alguém que vai iniciar as jogadas de ataque e não apenas impedir as jogadas do rival.

Por que não jogar com Souza, Kaká e Ganso, Pato, Luis Fabiano e Kardec? Ou Osvaldo?

Elias, Renato Augusto e Jadson, Romarinho, Guerrero e Romero?

Jean, Conca e Cícero, Wagner, Sobis e Fred?.

Willians, Aranguiz e Dalessandro, Alan Patrick, Alex e Rafael Moura?

Arouca, Lucas (Ronaldinho Gaúcho vem?) e Gabrial, Thiago, Damião e Robinho?

Wesley, Valdivia e Allione, Mouche, Henrique e Leandro?

Essas escalações que fiz com ajuda do Jonas Magalhães (@jonasrio_sp) não são definitivas. São apenas indicativos de que é possível apostar na qualidade. Na melhor qualidade possível.

É preciso ver como se fazer a melhor recomposição possível, como não ser um time totalmente desprotegido e outras coisas importantes. É preciso apostar e treinar.

Mas o Alison já está na seleção olímpica, como me lembra meu amigo Giovane Martineli, o @giomartineli.

Um mês depois dos 7 a 1, Alison aparece como um possível nome para a próxima Copa.

É preciso mudar, antes que nada mude.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.