Topo

Menon

Robinho dá show. Para menos de 5 mil pagantes. Preocupante

Menon

14/08/2014 21h52

Robinho pegou a bola na esquerda, caminhou em linha reta para a direita e fez um golaço, no canto esquerdo alto do goleiro do Londrina. Robinho recebeu na esquerda, saiu do zagueiro e tocou a bola com açúcar para Rildo fazer o segundo.

Duas jogadas espetaculares do novo-velho ídolo. Jogadas para ficar na memória. Jogadas vistas por 4498 torcedores. Renda de R$ 136680,00. Robinho ganha muito mais que isso por mês. Dizem que R$ 600 mil. Como fazer futebol profissional assim?

Uma comparação. Franca recebeu o Palmeiras ontem pela terceira rodada do Paulista de Basket. Público de 1004 pagantes, mais 378 sócios torcedores, além de 42 aposentados e jogadores federados. Ou seja, aproximadamente a metade do público presente na Vila.

O que fazer para que o futebol se pague? Para que Robinho continue por muito tempo? Para que os clubes brasileiros possam romper o círculo vicioso de sempre: vender jogadores jovens para poder pagar salários de veteranos de volta ao Brasil?

Lembremos que na camisa branca do Santos não havia anúncio. Não havia patrocinador. Apenas algo sobre Baleinha e Baleião, os mascotes santistas.

Não sei as respostas.

Só sei que as perguntas são terríveis.

De bom, fica a lembrança de Robinho, que resolveu um jogo difícil, diante de um adversário bem treinado.

O Santos se classificou. Que não continue pagando para jogar.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.