Topo

Menon

Michel Bastos vem para ser o Elias do São Paulo

Menon

15/08/2014 15h17

Michel Bastos chegou para ser o Elias do São Paulo. É uma tentativa a mais de Muricy para ter algo que considera fundamental no futebol de hoje: volantes que saibam "criar" jogo e não apenas destruir jogadas. Capaz de ser o homem surpresa, com um chute forte, diante de equipes que se fecham muito. Como a Chapecoense, por exemplo, que venceu o São Paulo no Morumbi a partir de uma defesa bem montada.

As outras tentativas de Muricy falharam.

1 – Souza e Maicon – Souza funcionou como primeiro volante e Maicon, que tem bom passe e faz o jogo circular, não é incisivo. Não faz gols.

2 – Denílson e Souza – Denílson, apesar das muitas faltas que comete e dos muitos cartões que recebe, consegue ser um primeiro volante marcador. Souza, porém, perde muito quando atua como jogador de saída, capaz de chegar ao gol adversário.

Com Michel Bastos, há esperança de jogo vertical, a parti da defesa. É esse posicionamento que terá quando for escalado. É uma opção também para ser o "homem da beirada" pela esquerda ou direita.

Preocupação há em relação à marcação. Há dúvidas sobre quanto Michel Bastos, como volante, poderá ajudar Souza. Pelo menos não terá muito de se preocupar com a cobertura de Alvaro Pereira. O uruguaio, que não é um primor técnico ou um especialista em ataque, dá conta da marcação. Com raça, posicionamento e algumas pancadas, fecha seu lado.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.