Topo

Menon

São Paulo e Cruzeiro mostram que há esperança para o futebol brasileiro

Menon

14/09/2014 20h07

Bom, todo mundo já sabe, né? O São Paulo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, diminuiu a desvantagem de sete para quatro pontos e deu mais emoção ao campeonato, que ainda tem os mineiros como favoritos.

Gostaria de ver outro lado do jogo. O futebol brasileiro tem dois times que buscam a vitória a partir da proposta de dominar o jogo desde o inicio. Cruzeiro e São Paulo não jogam por uma bola. Não apostam em uma jogada específica. Os dois têm leituras táticas diferentes do futebol e fazem de tudo para que suas ideias prevaleçam. São ideias esculpidas a partir da análise do elenco que se tem. O resultado é muito bom. Dá esperanças a quem gosta de futebol..

O Cruzeiro, com Ricardo Goulart, Mayke e Everton Ribeiro, opta por um jogo vertical. São passes rápidos, passes nervosos, passes para a frente, com a busca do chute a gol. E há a opção ainda do cruzamento à área. Mayke é um jogador forte, rápido e que faz isso muito bem.

O São Paulo, com Pato e Ganso, opta por um jogo lateral. São mais passes e mais paciência para se chegar ao gol. São passes laterais, passes "preguiçosos". A bola vai daqui para lá, de lá para cá, até que se acha o espaço para o chute. Um time muito técnico, com jogadores que se doam para fazer uma boa recomposição. Como Kaká suja o uniforme para impedir um cruzamento de Mayke, dez anos mais novo.

Seria fácil dizer que o Cruzeiro lembra o Bayer de Heynckes. E que o São Paulo lembra o Barcelona de Guardiola.

Seria ilusório também, porque esses times tem jogadores de mais nível e entraram na história moderna do futebol.

O importante é dizer que há dois times que jogam à altura de suas tradições. Dois times que não abrem mão de mandar no jogo, em todas as situações, em todas as partidas.

Lutam para colocar sua filosofia em prática. Lutam para vencer, jogando bola em alto nível.

Dão esperança de novos tempos ao tão glorioso e tão vilipendiado futebol brasileiro. O velho e bom futebol brasileiro, nosso companheiro de vida, nosso amigo de tantas jornadas, nossa fonte de alegrias.

O blog está no twitter @blogdomenon

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.