Topo

Menon

Santos, alegria do futebol brasileiro. Mas, ainda existe futebol no Brasil?

Menon

19/10/2014 17h19

O Santos está formando novamente um time empolgante. Geuvânio, Gabriel, Robinho e Lucas Lima jogam com velocidade, com passes de bom nível, com deslocamentos e com gols. Guardadas as proporções, dignificam Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé, Pepe, Diego, Robinho, Neymar……

É um futebol lindo. Dá gosto ver. Ganhou do Palmeiras na técnica, apesar de estar sendo dominado antes de fazer os dois primeiros gols. O Palmeiras tentou se acertar, veio para o ataque e….levou o terceiro. Foi heroico, lutou e conseguiu fazer 0 seu gol, com o grande Henrique. Matador merece respeito.

Mas, o que adianta um futebol bonito, se uma torcedora do Palmeiras precisou sair de maca, por causa do calor. O árbitro pode dar duas paradas técnicas, mas a televisão, no horário de verão, não pode mudar o horário. E lá estão os jogadores – caros jogadores – sob um calor imenso, se arrastando em campo, implorando por um copo dágua.

E, antes do jogo, bandidos se encontraram em uma briga na Anchieta. Uma pessoa foi atropelada. Não sei se era inocente, ou se fazia parte das gangues. De uma forma ou outra, é um ser humano.

O Estado nada faz. Não há segurança. Quem vai ao estádio corre riscos. Quem está na rua, enquanto os marginais se encontram, corre risco. Não há o que fazer. E tudo piora.

O antigo prefeito proibiu comer pernil perto do estádio. O atual governador nos brinda com falta dágua.

Tudo piora.

O Santos é apenas um bálsamo. Uma pequena alegria em um futebol falido.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.