Topo

Menon

E o garoto imita Cristian. Cristian! Gol da Alemanha

Menon

23/01/2015 19h37

O Corinthians faz o segundo gol, praticamente garante passagem para a final e o garoto comemora. Pula? Grita? Salta? Ri? Chora? Não. O garoto faz cara de ódio e com os dedos das mãos faz o gesto americano. Fuck you. O garoto do mesmo time de Sócrates, Casagrande e tantos outros craques comemora como Cristian. Não no vigor físico, não na capacidade de produzir boas jogadas, mas apenas na capacidade de ofender.

Não se trata aqui de pedir por um futebol anódino, sem contato e sem provação. Apenas retratar o desânimo com o futebol brasileiro. Um garoto comemora com os braços cruzados, rendendo desde já seu tributo a delinquentes. Outro, mostra seu desprezo ao rival. Como se não pudesse defende-lo um dia.

Nem sei o nome do garoto, há anos não dou muito valor à Copa São Paulo, mas, com certeza ele tem um empresário. Tem alguém que ganha parte de seu salário. Alguém que deveria ensinar que esporte não se trata de ódio. Ou, que pelo menos, que lhe mostrasse que esse não é o caminho. Basta lembrar que, após o gesto ofensivo de Cristian, houve a ameaça de um procurador em prendê-lo. Não digo o nome do garoto porque não sei. Não digo o nome do procurador para não lhe dar um holofote a mais, que é o que ele mais gosta.

Na época, defendi Cristian. Falta de educação não deve ser punida com prisão em um país em que a Justiça falha e tarda.

O tempo passou e Cristian volta ao Corinthians, repetindo o mesmo gesto. Na foto, tem o apoio do coadjuvante Dentinho, que, desde que deixou o Corinthians, fez mais filhos – três – do que gols. Mr Samambaia posou ao lado de Cristian, a quem chamou de maloqueiro.

O garoto deve ter lido. Deve ter visto a foto. E o que é a foto? A tentativa de um jogador que nunca foi brilhante e que estava na reserva em uma liga menor de agradar à torcida corintiana. Alguma coisa do tipo "minha segunda pele". O menino viu e fez igual. Pode ter futuro no futebol, mas por enquanto é apenas o garoto mal dirigido que resolveu homenagear o gesto ofensivo de um volante em baixa, que foi apoiado por um jovem ex-jogador em atividade.

Tudo cansa. Nada muda.

Gol da Alemanha

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.