Topo

Menon

Paulo Nobre arma uma trampa para Valdivia

Menon

19/03/2015 14h35

Eu tenho verdadeira bronca de jogador que despreza o clube. O clube sempre é mais que o jogador, mesmo que o clube seja o Juventus da Mooca e o jogador seja Lionel Messi. O motivo é simples: o torcedor ama o clube e não o jogador.

Há muitos exemplos de jogadores que desprezam o clube: Gustavo Nery abandonando o Corinthians, Oscar abandonando o São Paulo, Thiago Neves não reconhecendo a assinatura no contrato que assinara com o Palmeiras e mais um monte de casos. Aumentou depois que os jogadores entregaram o seu destino e sua vida na mão dos empresários. Não decidem nem qual é a salada do dia ou com qual ex-BBB vão trair a mulher.

Por isso, sempre fui crítico da relação de Valdivia com o Palmeiras. É muito chinelo para pouca chuteira.

Mas alguns amigos palmeirenses me avisam que a coisa é diferente agora. Paulo Nobre é que está sendo injusto com o chileno. Vejam o texto que me enviou um grande companheiro.

"Acho que o Paulo Nobre está sendo ingrato e sacana com o cara. Se não tivesse melado a venda depois da Copa do Mundo, certamente o Palmeiras teria sido rebaixado. O time se salvou graças aos pontos que conseguiu nos jogos em que o Valdivia esteve em campo (li em algum lugar que, com ele, o aproveitamento era de oitavo colocado, que é pouco para a tradição do Palmeiras mas muito para aquele arremedo de time do ano passado; sem ele, o aproveitamento era de time rebaixado). Sem falar que o cara jogou arrebentado na última rodada contra o Atlético-PR, e está pagando por isso até hoje.

Como contratou vários jogadores e melhorou o elenco, o Nobre agora dá um gelo no Valdivia com a colaboração do Alexandre Matos. Não chama o cara pra falar de renovação, não recebem o pai dele, o Matos fala que o clube 'não pode ser refém do Valdivia'…Porra, por gratidão à contribuição decisiva do chileno para manter o time na Série A (o que rende e vai render muita grana ao clube em bilheteria, sócios-torcedores, patrocínios…) já tinham que ter renovado o contrato dele. Mas não, parece que o objetivo é emputecer o cara e fazê-lo pedir pra sair. Lamentááááável, como diria o saudoso Geraldo Bretas."

Outro amigo é o Márcio Trevisan. Em seu site www.senhorpalmeiras.com.br ele pede aos palestrinos que façam um exercício simples: perguntem a amigos são-paulinos, corintianos e santistas se Valdivia deve ou não continuar. Todos responderão que não. E, se é bom para os rivais, não é bom para o Palmeiras, ele diz.

Trevisan argumenta que, se Valdivia não jogasse contundido no final de 2014, o Palmeiras cairia. E, se caísse, não teria contratado jogadores que agora servem de argumento para a dispensa de Valdivia. E não teria havido a espetacular ascensão do Avanti. E o estádio estaria vazio…..

O que acham?

Minha opinião se restringe à oferta de salário por produtividade. Eu já trabalhei como free lancer. Algumas vezes, cansado, recusei trabalho para tirar uns dias de folga. Todo free lancer tem esse direito. Ele trabalha quando quer. Querem assinar assim com Valdivia. Um fixo e mais 50 mil por jogo. E, se no sétimo jogo ele resolver descansar. E se já estiver feliz com o que recebeu? Que compromisso alguém que recebe por produtividade tem com o empregador?

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.