Topo

Menon

Gigantes ajudam a Lusa, que precisa fazer a parte dela

Menon

22/03/2015 21h59

Em um campeonato totalmente previsível – os quatro grandes vão se classificar em primeiro lugar de seus grupos – a pouca emoção fica por conta da briga contra o rebaixamento. E nela está, sem surpresa alguma, a Portuguesa. O time conseguiu apenas duas vitórias em dez jogos. Empatou cinco e perdeu três. O 1 a 1 contra o Mogi Mirim fora de casa deve ser saudado como bom resultado, tamanha é a crise rubro-verde.

E os grandes ajudaram um pouco a Portuguesa. O Santos venceu o Audax por 1 a 0. Na verdade, esta vitória nem se encaixa aqui no tema  porque o Audax está bem à frente e não é inimigo da Lusa. Mas é um motivo para falar do maravilhoso gol de Ricardo Oliveira. Um gol para sacramentar a renovação de contrato.

O São Paulo também ajudou pouco. Afinal, o Marília está rebaixado. Só faltam as contas se adaptarem à realidade. Vai ser no próximo ou no outro ou um pouco mais à frente. Usemos o espaço, então, para falar do bom jogo feito por Ewandro, jogador técnico, autor de um belo gol e que precisa vibrar mais, lembremos do belo passe de Boschilia para o segundo gol e dos bons momentos de Centurión, que às vezes é um pouco afobado.

Ajuda mesmo veio do Corinthians, que venceu o Capivariano e o campo do Capivariano. Como é possível jogar futebol em um pasto como aquele? Vitória normalíssima e de se notar apenas os dois gols sofridos pelo Corinthians. Primeiro, pela quantidade. E depois pela maneira como saíram, com erros infantis de posicionamento da defesa.

Além da vitória, nova ajuda involuntária foi anunciada. Na terça-feira, contra a Lusa, Tite escalará 11 novos jogadores. Continua favorito, mas a chance de a Portuguesa conseguir um pontinho a mais fica maior.

E o Palmeiras deu uma grande mão com o pé direito de Vitor Hugo em uma bela bicicleta. Com a vitória por 1 a 0, o São Bernardo ficou com oito pontos. Uma pena quando se vê seu estádio sempre lotado. Piores que ele estão o Bragantino, com seis e o Marília, com dois. A Portuguesa tem 11, um a mais que XV de Piracicaba e Linense. O Rio Claro também tem 11. Capivariano e Penapolense estão com 12 pontos. A briga está muito feia.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.