Topo

Menon

Bom Senso F.C precisa colocar a mão na lama

Menon

24/03/2015 09h47

O Bom Senso F.C conseguiu dois feitos espetaculares. O primeiro, a sua própria criação. Jogadores se organizaram de maneira horizontal, sem pelegos e longe de organizações de classe que se contem em ter uma postura assistencialista. O segundo, a influência que conseguiram ter na edição da medida provisória que regulamenta o refinanciamento da dívida de clubes com o Estado.

É importante saber – e os dirigentes do Bom Senso sabem – que as vitórias não estão concretizadas. Não se esgotam no que foi feito até agora. Há muitas lutas para justificar a fundação da entidade, como o atraso constante de salários, como a farsa do direito de imagem, como a situação falimentar de clubes do interior, como a inexistência de um calendário racional etc.

E a grande vitória – a medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff – ainda não existe. É apenas o pontapé inicial, para ficarmos no jargão futebolístico. Ela vai agora ao Congresso e será motivo de grande discussão por parte dos Pais da Pátria, dos 300 picaretas que Luis Inácio falou, dos 400 achacadores anunciados por Cid Gomes. Longe de mim avalizar estas denúncias, mas assumo que não gosto da composição do Congresso. Muito conservador, pronto a defender interesses dos poderosos e privilégios próprios.

A bancada da bola está pronta. Está organizada ou se organizando. E quem vai defender as ideias do Bom Senso F.C? Quando alguém disser que os clubes vão falir porque o prazo de VINTE ANOS é muito pequeno para pagar dívidas, quem vai retrucar?

A briga vai ser boa e o Bom Senso F.C precisará de apoios. Como não elegeu ninguém, como Paulo André é jogador do Cruzeiro, como Alex é comentarista da ESPN, como Dida é reserva no Inter, é difícil que haja deputados prontos a defender na íntegra a medida provisória. Principalmente porque a base de apoio de Dilma não é grande e nem coesa. Ou melhor, é grande no papel. Um tigre de papel.

Então, é necessário colocar a mão na lama. Buscar apoios, procurar deputados, quem sabe arranjar um patrono para as ideias. E, lembrar sempre que um bom acordo é melhor que um mau negócio. Se não der para aprovar tudo do jeito que está, que se busque a preservação do principal. Aí, vai ser a hora de negociar com todo tipo de vossa excelência. Se for difícil, é só lembrar que o importante é avançar. Mesmo que com passos pequenos.

E não pode ser difícil de negociar. Os deputados foram eleitos pelo voto popular. E, se não merecem respeito por suas atitudes, merecem por sua origem. A vontade popular precisa ser respeitada sempre.

Esperemos pelos próximos passos do Bom Senso F.C. Que sejam vitoriosos, pelo bem do futebol brasileiro.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.