Topo

Menon

Corinthians, Galo, Cruzeiro ou Chelsea-Brasil?

Menon

21/04/2015 15h30

Ainda sobre o eurocentrismo. Quando disse há pouco que o Corinthians poderia chegar à semifinal da Liga dos Campeões, fui criticado como se tivesse jogado pedra em Jesus, na cruz. Em vez de Corinthians, eu poderia citar o Cruzeiro bicampeão brasileiro ou o Galo de Levir, campeão da Copa do Brasil.

De termpos em tempos um time brasileiro se acerta. Consegue bons jogadores, equilíbrio em campo e pode surpreender. Logo depois, o encanto acaba. O Barcelona pode segurar Neymar por cinco anos. O Galo não consegue ficar com Bernard, aquele da alegria nas pernas.

Mesmo assim, com tantas dificuldades financeiras, o Brasil conseguiu vencer três mundiais interclubes nos últimos dez anos: São Paulo contra o Liverpool, Inter contra o Barcelona e Corinthians contra o Chelsea.

AQUI VOU DEIXAR UM ESPAÇO PARA AS DESCULPAS DE QUEM NÃO ACREDITA NO FUTEBOL DO BRASIL. PODEM FALAR QUE O LIVERPOOL E O CHELSEA NÃO ERAM OS MELHORES DO MOMENTO, QUE O BARÇA ESTAVA EM UM MAU DIA, QUE O EURO SUBIU, QUE….SEMPRE HÁ DESCULPAS.

Com a diferença cada vez maior de saúde financeira entre grandes clubes europeus e brasileiros, será cada vez mais difícil vencer o Mundial. Quase impossível. Lembremos que na última Copa, a seleção brasileira tinha jogadores como David Luiz e Hulk que fizeram sua carreira toda na Europa. Dante, Daniel Alves, Marcelo, Oscar e Willian praticamente não jogaram no Brasil.

Como os craques saem, fica difícil manter um grande time. Vivemos de promessas, de promessas que não vingaram, de quem foi para a Europa e se deu mal e de quase aposentados.

Antes, não era assim. Pelé nunca jogou na Europa. Pepe, que fez 400 gols pelo Santos, também não. Imaginem Pepe, com seu chute fortíssimo no Barcelona. Seria canado em prosa e verso até hoje. Basta comparar com Canario, um ponta que jogou no América do Rio e fez certo sucesso no Barça.

Como os jogadores ficavam bastante tempo no Brasil, era possível ter um time como o Flamengo de 81. Como o Galo da mesma época. Como o São Paulo de Telê. Já o Palmeiras, não pode manter seus craques de 96 e o time espetacular durou apenas seis meses.

Muitos brasileiros vem o futebol pela ótima europeia. Eu tenho certeza que Edmundo, em 97, foi o melhor jogador do mundo. Na eleição da Fifa, não teve votos. Nunca se vota em quem não joga por lá.

Muita gente achou estranho eu elogiar o Corinthians.

Sabe o que eu acho estranho?

Existir, no Brasil, uma torcida do Chelsea.

Ora, gostar do Torino, o maior time do mundo, morto em uma queda de avião, tudo bem. Gostar do Real Madri, time que ganhou a Liga dos Campeões cinco vezes seguidas, tudo bem. Gostar do Barcelona, sempre o rival dos madrilenhos, tudo bem. O Bayern, de Beckenbauer? O Ajax de Cruyff? Milan e Internazionale? Tudo eu entendo?

Mas o Chelsea, time que tem 107 anos e ganhou QUATRO vezes o campeonato inglês? Que venceu a Liga dos Campeões apenas uma vez?

Um time que pertence ao dinheiro sujo de um bilionário russo?

Olha, me desculpem, mas eu não sou cool a esse ponto.

Prefiro a Ferroviária. Que perderia mil de mil jogos com o Chelsea. A não ser que o Abramovitch resolvesse investir seu dinheiro lá em Araraquara.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.