Topo

Menon

Corinthians e Furacão foram os destaques, com vitórias fundamentais

Menon

11/05/2015 11h48

Mesmo que os clubes que estão na Libertadores tenham poupado jogadores, o Brasileiro é sim um campeonato de 38 finais. No alto e na rabeira. É comum um time cair por ter conquistado dois pontos a menos, um ponto a menos, uma vitória a menos…É preciso estar atento e forte. Saber seus objetivos, traçar suas metas e ter concentração no que se busca.

Divido os 20 clubes em dois grupos. O Grupo A busca o título. O Grupo B luta para não cair. É lógico que há desdobramentos. Nem todos os dez do A lutarão pelo título, nem todos os do B lutarão para não cair. Alguém do B pode ter um rendimento melhor que o do A.

Por que não dividi então, em mais de dois grupos? Por que não coloquei quem luta pela Libertadores, quem luta pela sul-americana etc? Por um motivo simples. É muito difícil. Seria uma arrogância minha dizer que sei isso, em um campeonato que mal começou e que jogadores chegarão e sairão dos elencos.

Feita a explicação, aí estão os grupos.

A – São Paulo, Palmeiras, Santos, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Galo, Cruzeiro, Inter e Grêmio

B – Vasco, Coritiba, Furacão, Goiás, Sport, Ponte Preta, Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville

O Corinthians, que luta pelo título, venceu o Cruzeiro, que luta pelo título, fora de casa. Não interessa se os dois tinham reservas, não interessa se o Cruzeiro abriu mão de seu mando de campo por um grande punhado de dólares, o que interessa é que o Corinthians venceu fora de casa. Agora, recebe a Chapecoense e o Cruzeiro enfrenta o Santos fora de casa.

O Atlético, que luta para não cair, venceu o Inter, que luta para ser campeão. Uma vitória espetacular, e nem falo dos 3 a 0. Para mensurar a importância do resultado, basta imaginar quantos outros clubes do Grupo B conseguirão vencer o Inter fora de casa.

Nos encontros entre clubes do Grupo A, ótimos resultados do São Paulo, que cumpriu a dura obrigação de vencer o Flamengo no Morumbi, e do Galo, que buscou um empate contra o Palmeiras, fora de casa. Novamente, é só pensar em quantos clubes que lutam pelo título conseguirão empatar no campo do Palmeiras. E, se foi bom para o Galo, foi muito ruim para o Palmeiras.

O Grêmio teve um desastre em casa, empatando com a Ponte. E aqui, há uma intersecção. Não será tão surpreendente se a Ponte estiver na frente do Grêmio no final do campeonato.

Destaques para o Sport que goleou o Figueirense, rival direto na luta pela manutenção. Idem para a Chapecoense, que venceu o Coxa e para o Goias, que empatou com o Vasco fora de casa. O Avaí empatou em casa com o Santos. Também é bom.

O Fluminense cumpriu a obrigação de vencer o Joinville em casa. Uma obrigação bem mais fácil que a do São Paulo, mas, enfim, os três pontos estão lá.

O que acham que vai rolar na próxima rodada?

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.