Topo

Menon

Dia D paraTite, o Mestre, e Milton, o Aprendiz talentoso

Menon

13/05/2015 12h55

Um deles é o mais badalado treinador brasileiro. O primeiro a levar o Corinthians ao topo da América e do Mundo. Aquele que se poupou por um ano dos gramados, preferiu estudar, em busca do convite que nunca veio. Foi para o Sul, mas para Dunga e não para ele.

O outro nem quer ser chamado de técnico. Diz que está técnico e não é técnico. Quer continuar fazendo seu trabalho no São Paulo, onde está desde 94. Precisa convencer o presidente Carlos Miguel Aidar, contente por haver conseguido uma alternativa barata às suas promessas de um treinador estrangeiro.

O dia é de decisão para os dois. Milton Cruz, o técnico que não é técnico e que tem seis vitórias em sete jogos, é  primeiro a entrar em campo. Pega o Cruzeiro, em Minas, tentando garantir uma vantagem de 1 a 0. Depois, é a vez de Tite, o ídolo da torcida, que precisa reverter uma desvantagem de 2 a 0.

O que une os dois é o 4-4-1-1- ou 4-1-4-1, dependendo do avanço dos meias pelos lados. Renato Augusto e Malcon pelo Corinthians. Michel Bastos e Wesley, pelo São Paulo. O Corinthians tem a vantagem de contar com Elias. Sua mobilidade vertical muda esquemas em um segundo.

Tite precisa "refrigerar" seu esquema. O time foi muito bem marcado no Paraguai, com as laterais fechadas. Considero que Tite se apega muito a um esquema. Morre abraçado com ele. Como morreu abraçado com Romarinho e Sheik em 2013. A entrada de Malcon tem a ver com isso. Danilo em lugar de Ralf é uma boa opção para o desenrolar do jogo. E Mendoza também, para o caso de se precisar do contra-ataque. O interessante é que medalhões como Christian e Vagner Love nem ficam no banco. Sheik, suspenso, também não.

Milton Cruz precisa reforçar o seu esquema. Ele não pode nem pensar em jogar com dois atacantes desde o início. O motivo é Reinaldo, o lateral que não marca e não ataca. Que tem Carlinhos, o lateral que não marca, não ataca e não corre, no banco. Era necessário fechar essa avenida. E a outra, na direita, com Bruno. Milton colocou Wesley de um lado e Michel do outro. As avenidas foram fechadas e o time ainda tem ataque pelos lados. É lógico que nada é estático Contra o Flamengo, Wesley, deslocado para o meio, deu dois passes lindos para Luís Fabiano. Um deles se transformou em gol e o outro em uma salvada espetacular de Anderson Pico.

Os dados estão jogados. Se Tite perder, sua carreira vitoriosa continuará. Se Milton vencer, não há nenhuma certeza de continuidade.

O Mestre e o Aprendiz serão julgados a partir das 19h30.

Conheça o meu twitter @blogdomenon

E o meu instagram @blogdomenon

E, por favor, curta a página https://www.facebook.com/BlogdoMenon

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.