Topo

Menon

Corinthians, São Paulo e a derrota da tese do atacante único

Menon

15/05/2015 10h48

Treinadores do mundo todo ao definir como o time jogará, fazem suas especulações a partir de dez homens. Modernamente, com ajuda de programas de computador, ou romanticamente – pobremente – com a prosaica distribuição de botões em um campo de madeira. Os menos pobres, em um Estrelão que tenha escapado da ação impiedosa do tempo.

Todos colocam o goleiro fixo e começam a usar a imaginação. Guardiola, talvez não. Por ser Guardiola e por ter Neuer como goleiro.

Os outros, da Espanha à Itália, do Butão ao Paraguai, trabalham com dez homens e suas infinitas possibilidades.

No Brasil, de hoje, não. Aqui, a brincadeira é mais restrita. Há duas possibilidades a menos. O goleiro, fixo. E o atacante, solitário. Como se fosse um cão sarnento, vigiado e maltratado por muita gente e abandonado por amigos.  Alguns tentam se aproximar, fazer companhia, mas do lado mesmo, com a mesma vontade de fazer gols, com a mesma missão de dar alegria a seu povo, não. Ele é único.

Pode-se jogar no 4-2-3-1, 4-5-1, 3-6-1, 4-4-1-1, 4-1-4-1, pode-se usar triangulo no meio-campo, pirâmide de base invertida, hexágono com drone, pentágono com alarme contra incêndio acoplado, pode-se fazer tudo, desde que haja apenas UM atacante em campo.

Imagino a chegada de um novo atacante, vindo da base, ao grupo principal e se submetendo a uma entrevista de emprego com o novo treinador.

O que você sabe fazer, meu filho?

Driblo, passo e tenho um chute forte de esquerda. Também sou bom de cabeça.

Bom começo. Já sabe o menos importante. Agora, vai aprender a recompor o meio, acompanhar o beque, se posicionar no escanteio defensivo….Sabe dar carrinho? Isso é importante, filho.

Corinthians e São Paulo foram eliminados da Libertadores. São dois times adeptos (vítimas) da SAU – Síndrome do Atacante Único.

O São Paulo foi enfrentar o Cruzeiro com quatro zagueiros, e mais Michel Bastos na direita, Denílson, Souza e Wesley em uma segunda linha, Ganso como armador e Pato no ataque.

A ideia era segurar os ataques de Myke, pela direita. Ele não poderia se juntar a Marquinhos. Não adiantou. Marquinhos deitou e rolou o tempo todo. E por que, em vez de três volantes não se escalou um atacante a mais. Alguém também pelo lado, que causasse problemas à defesa do Cruzeiro? Alguém que não deixasse Pato tão isolado? Centurión, por exemplo. Mesmo que tivesse de ajudar um pouco.

Depois, houve a troca de Pato por…Luís Fabiano. Trocou-se o atacante único que volta um pouco pelo atacante único que fica na área, por estilo e pela idade. E, pior ainda. Pato bate pênaltis melhor que Luís Fabiano. O São Paulo, enfim, ficou o tempo todo tentando impedir o gol estrelado. Se fizesse um, o Cruzeiro teria de fazer três. Mas isso não foi levado em conta.

Alguns dias antes, contra o Flamengo, o São Paulo escalou a mesma linha de quatro, com Hudson em lugar de Michel Bastos. Mais defensiva ainda. E o Flamengo atacou pelo lado direito da defesa, com Anderson Pico se unindo a Gabriel. Ora, e, se em vez de Hudson estivesse Ewandro? Ou Cafu? Seria  possível a aproximação de Pico? Ou o Flamengo teria com que se preocupar? Luís Fabiano, isolado, não preocupa ninguém. Apenas por seu currículo de goleador e pela capacidade – ainda intocada – de mandar para as redes uma bola bandida, solta por ali, pedindo me chuta, me chuta, me chuta (viva José Silvério).

E o Corinthians, contra o Guaraní?

Precisava fazer três gols e não sofrer nenhum.

O Guaraní montou uma linha de cinco atrás e quatro um pouco mais à frente. No ataque, apenas Santander. Mais isolado que alguém de burka em um campo de nudismo.

Contra esse muro defensivo, Tite veio com o mesmo 4-1-1-UM de sempre.

Mais novo, com a presença de Malcon, um garoto de futuro, mas um garoto. Por que não dar a Guerrero um amiguinho para brincar.

Como entender? Um time entra em campo para não tomar gols. O outro, entra para fazer três gols. E os dois jogam com apenas UM atacante.

Se entrasse com Mendoza, bem aberto, o que aconteceria?

O muro do Guaraní não iria, com certeza, se abrir como o Mar Vermemelho fez para permitir a passagem de Moisés. Mas seria mais difícil continuar fechado, como fez para Ramcés.

Tite só foi mexer após o final do primeiro tempo. Tirou Felipe e recuou Ralf. Colocou Danilo para jogar na esquerda, em lugar de Malcon, que deixou o campo. E colocou Mendoza.

Toquem as trombetas. Havia DOIS atacantes em campo. Mendoza e Guerrero, municiados por Danilo, Jadson e Renato Augusto.

Durou pouco. Fábio Santos foi expulso e Mendoza foi recuado para a lateral. Afinal, ainda era necessário fazer três gols, mas mais importante ainda é ter a defesa recomposta, com sua linha de quatro.

Sejamos justo. Um time pode ser ofensivo com apenas um atacante. Depende dos meias, depende da aproximação dos laterais e depende também da chegada do volante. Elias faz isso muito bem.

Mas, um time pode ser ofensivo também com DOIS atacantes sem se tornar presa fácil.

Não é possível ter um time compacto, agressivo e seguro com dois atacantes?

Bale, Benzema, Cristiano Ronaldo.

Messi, Neymar, Suárez,

Ribery, Lewandovski, Robben.

Não há jogadores assim no Brasil. Ribery e Robben são meias. Se você pensar assim, Hudson não é. É evidente, muito além das condições técnicas, que não entram em campo com a mesma missão.

Os nossos treinadores se recusam a ir além do pré-estabelecido. Estão presos a uma ideia. Não conseguem reciclar conceitos.

E o conceito atual é a submissão total ao ATACANTE ÚNICO.

PS1 – Tite é um ótimo treinador e pode levar o Corinthians a uma boa classificação no Brasileiro.

PS 2 – Milton Cruz fez um trabalho louvável no São Paulo. Deu organização ao time que recebeu de Muricy.

O blog está no twitter e no instagram, sempre com o nome BLOGDOMENON

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.