Topo

Menon

Alex, sobre prisão de Marin: "Alegria imensa em ver um corrupto ser preso"

Menon

03/07/2015 06h02

Um dos representantes do Bom Senso e um dos melhores meias dos últimos tempos, Alex comemorou a prisão de José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Em entrevista exclusiva, o ex-jogador, hoje comentarista da ESPN, festejou por ver um "corrupto" na prisão.

Nesta entrevista, o meia fala sobre a CBF, futebol brasileiro, Bom Senso e sobre alguns dirigentes:

Futebolisticamente falando, qual é nosso nível atual?

Nosso nível é igual ao do mundo todo. Ainda possuímos bons jogadores.

Quem está melhor que o Brasil hoje na América do Sul?

Depende! Se for falar de clubes, nada mudou. Em relação a seleção, caímos um pouco. Mas seremos sempre favoritos na América do Sul. Mesmo com as dificuldades todas que vivemos hoje em dia.

O que você sentiu ao saber da prisão de Marin?

Uma alegria imensa em ver um corrupto ser preso. Não somente o Marin, mas todos os envolvidos. E espero por mais nomes.

A prisão de Marin e a renúncia de Blatter terão alguma consequência no Brasil ?

Enquanto a CBF continuar com o sistema engessado como é, nada muda. Somente mudarão os nomes. Sai A e entra B. Com as mesmas ideias e condições atuais. O sistema da CBF tem de ser quebrado. Via governo ou com os clubes

Qual sua opinião sobre a CPI na Câmara?

Toda investigação e bem vinda. Se acharem algo, que divulguem para a sociedade. E se precisar punir, que sejam punidos.

Em 2013, Bom Senso comandou algumas ações durante os jogos. Muita gente, como eu, achou que haveria uma greve. Não houve. O movimento refluiu ou a luta está sendo travada de outra forma?

O jogador de futebol tem muito medo de suas diretorias. Medo de retaliações, do desemprego, do corporativismo as vezes existente entre alguns dirigentes. Mas o movimento segue.

O Bom Senso pediu a renúncia de Del Nero. Walter Feldmann, dirigente da CBF disse que não há motivos concretos. Há?

Vejo de maneira bem simples. O Feldman em Brasília falou em mudanças drásticas e velozes na CBF. Estamos esperando. Renunciar por renunciar não resolve. O que o presidente Del Nero podia fazer é democratizar a entidade e abrir para novas ideias. Isso sim seria um grande ganho.

Falta craque no Brasil?

Falta!

Os críticos do Bom Senso dizem que é um movimento de milionários que não sugerem a diminuição dos próprios salários. O que responder?

Quem regula salário é o mercado. Não é o Bom Senso. Esse ano o mercado teve várias chances para isso. Os dirigentes não fizeram. Os casos do Fred e do Paolo Guerrero deram essa chance. E oferta e procura. Se os clubes se organizarem e existir um fair play essa discussão acaba. Jogador ganha muito porque tem dirigentes irresponsáveis que aceitam pagar muito. Muitas vezes mais do que podem. Isso é simples resolver. Passa por administrar bem seu clube e o fair play ser realmente efetivado no nosso futebol.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.