Topo

Menon

Guardiola confidencial, uma obra fundamental

Menon

16/07/2015 11h26

GUARDIOLADeixei um pouco Getúlio Vargas de lado. A espetacular biografia do grande brasileiro, escrita por Lira Neto, deu lugar à outro trabalho de alto nível. A editora Grande Área lançou – e que cartão de visitas – o livro Guardiola confidencial, que conta o primeiro ano de trabalho de Pep Guardiola no Bayern de Munique.

O espanhol Martí Perarnau teve acesso ao vestiário do clube alemão e pode fazer um trabalho de fôlego contando como foi o trabalho daquele que é considerado por muitos, inclusive por mim, como o mais genial treinador das últimas décadas.

O livro começa arrasador, contando um jantar de Guardiola com outro gênio, o enxadrista russo Garry Kasparov. Bem, vou parar por aqui. Vocês me deem licença porque estou em férias e tenho um grande livro para ler. E, ainda por cima, tem prefácio do André Kfouri, que não é Guardiola ou Kasparov, mas é ótimo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.