Topo

Menon

Quer ganhar do Corinthians? Precisa trabalhar muito

Menon

14/08/2015 08h55

Há uns 400 anos, quando fazia jornalzinho na escola, escrevia sobre esporte, sobre reclamações de alunos, sobre muitas coisas que achava relevante. Muita gente gostava, mas não tinha jeito…a seção mais lida no nosso pequeno hebdomadário era Fatos e Boatos, de uma garota da classe.

Ela usava um pseudônimo e destilava um certo veneno com informações do tipo.

1) Que a Rosicleide emprestou o caderno para o Reginaldo Ofélio é verdade, mas que ele devolveu com uma dedicatória, é boato

2) Que a Jéssica Maria estava na lanchonete com o Ricardo Antônio é verdade, mas que eles vão juntos ao cinema, é boato

Todo mundo lia, torcendo para que os boatos se transformassem em fatos. Ou não.

Se fizermos uma transposição para o Brasileiro de 2015, diríamos

Que o Corinthians é líder do Brasileiro é fato, mas que os juízes e a sorte estão ajudando é boato.

Quem torce contra o Corinthians pode continuar com as ilações. Mesmo porque houve erros dos árbitros mesmo. Secar o adversário e ver conspiração em todo lugar é típico de todos nós, torcedores de futebol, de qualquer time em qualquer lugar no mundo. Do Brasil às Ilhas Fiji.

Os responsáveis pelos rivais, entretanto, precisam trabalhar e não falar. Não vai ser fácil tirar o título do Corinthians. Por mérito de Tite.

Não sou um grande fã de Tite, não gosto de seu estilo de jogo, não me conformo com seu pragmatismo. Muitas vezes o esquema que ele explica com dados e nomes diferentes pode ser definido como retranca, mas a verdade é que ele soube dar a volta por cima depois de uma traumática eliminação na Libertadores e apresenta um trabalho quase irretocável quando se fala em números.

Vejamos.

Uma conta para ser campeão é ganhar todos os jogos em casa e empatar todos fora. Assim, haverá 66% de aproveitamento. O time conseguirá 76 pontos, mais que o necessário para o título.

O Corinthians, até agora, fez 9 jogos em casa. Deveria ter ganho 27 pontos. Conseguiu 24. Fez 9 jogos como visitante. Deveria ter 9 pontos. Conseguiu 13.

Ou seja, tem 37 pontos. A projeção era de 36.

Então, não adianta dizer que o São Paulo dominou o jogo. Foi empate e estava na projeção. Não adianta lamentar o gol sofrido contra o Coxa, nos acréscimos. Foi empate e estava na projeção. Não adianta contestar o pênalti contra o Sport, foi vitória e estava na projeção.

Em 18 jogos, pouca coisa deu errado, quando se fala em projeção e não em futebol mostrado. Em casa, o único erro foi a derrota para o Palmeiras. Fora de casa, as derrotas contra Santos e Grêmio.

E tudo isso ganha mais força quando se lembra que o time perdeu Guerrero e Sheik durante a competição.

Quem não decifrar o enigma corintiano, quem não descobrir porque os pontos chegam com velocidade acima do nível do futebol apresentado, vai lamentar o novo título corintiano. Com impotência, sem fazer nada.

Quem não trabalhar duro, verá, ao final do ano,  que não há boatos.

Apenas dois fatos.

1) O Atlético joga muito bonito, é mais envolvente, tem volúpia em campo.

2) O Corinthians é campeão

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.