Topo

Menon

Pantera da Mogiana dá lição aos grandes do Brasil

Menon

09/11/2015 15h47

botafogo3O Botafogo F.C de Ribeirão Preto está dando uma lição aos grandes clubes brasileiros. O livro "Botafogo, uma história de amor e glórias, do jornalista Igor Ramos e algo que precisava ser estudado, elogiado e imitado por todos os interessados em manter viva a história do glorioso futebol brasileiro, enlameado por dirigentes canalhas.

botafogo1Com capa dura e 424 páginas, o livro mergulha na história do clube quase centenário, desde a fundação até os dias atuais. Estão ali os craques, os dirigentes, as conquistas, a construção do estádio. Há dois prefácios, um de Sócrates e outro de Raí, talvez as maiores revelações do clube. "Passei por ele meu período de maturação intelectual, política e de consciência social. Foi uma honra e um privilégio, uma escolha que me ensinou e tanto prazer me deu", diz o Doutro. "O equilíbrio familiar privilegiado que tive se reforçou na paixão por meu clube. Não faria sentido para mi que o futebol, algo tão presente em nossa casa, não representasse harmonia, tripé, triângulo, TRICOLOR", diz Raí.

As fotos são uma viagem no tempo. O time de 1920, com Pequitote, primeiro grande ídolo, as conquistas no Paulista, as excursões, os enfrentamentos contra Vélez e Boca, as participações no Brasileiro, o título de 77, o vice de 2001 e uma sequência maravilhosa de fotos posadas, de 1957 a 2014, retratando todos os times do Paulista.

botafogo3A galeria dos 100 mais, com gente como Alexandre Bueno, Bell, Calegari, Cocito, Chicão, Douglas, Galli, Geninho, Gilberto Costa, Jair Bala, Jadilson, Julio Amaral, Junior (Dorival Jr), Lorico, Mario Sérgio, Mario, Mineiro, Maritaca, o ídolo Mairiporã, Nair, Nei, Paulo César Capeta, Paschoalin, Paulo Leão, Pé de Valsa, Peu, Roberto Pinto, Roberto Rebouças, Tiri..

Uma fábrica de talentos: Gallo, Bordon, Júlio Sérgio, Cicinho, Doni, Leandro, Luciano Ratinho, Diego Alves….

E o meu time preferido: Aguillera, Wilson Campos, Nei (Miro), Manoel e Mineiro, Lorico e Mário, Ze Mario, Sócrates, Arlindo e João Carlos Motoca. Geraldão, que formaria dupla com Sócrates no Corinthians, já havia saído.

Imperdível o livro. E que a Pantera consiga o título da Série D. E continue subindo sempre….

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.