Topo

Menon

Parabéns a Corinthians, Inter e São Paulo, que venceram a força da grana

Menon

20/12/2015 11h06

E o Barcelona venceu o River por 3 a 0. O mesmo placar contra o time chinês dirigido pelo Felipão. Poderia ser mais. É um dos melhores times da história contra o campeão da América do Sul. Um time que tem dinheiro, apesar das dívidas, contra um outro, que pode não ter dívidas, mas não tem dinheiro.

A própria composição étnica das duas equipes mostra como o dinheiro estabelece limites. O River é composto por argentinos, com um ou outro uruguaio ou colombiano. O Barça tem chileno, brasileiro, argentino, croata, uruguaio e espanhóis.

É como se fosse um agrupamento mundial contra outro, regional.

Não significa a vitória da Europa contra a América do Sul. Ficaria muito mais equilibrado se o River tivesse o reforço de Bravo, Daniel Alves, Mascherano, Messi, Suárez e Neymar.

A distância financeira torna cada vez mais difícil a luta dos sudacos. Por isso, sempre é bom aplaudir Corinthians, Inter e São Paulo, os últimos capazes de conquistar o Mundial, com vitórias sobre Chelsea, Barcelona e Liverpool.

Além do dinheiro que sobra lá, há a gestão que falta por cá. Nossos clubes já estão perdendo jogadores da base para a Europa. Perdendo, não. Estão oferecendo, para conseguir um troco que alivie a inadimplência.

Os clubes são reféns de empresários que colocam seus jogadores onde querem. Que não respeitam regras, que forçam rescisões. Não há respeito às instituições.

Vendemos o almoço para comprar o jantar.

A cada dia mais, somos coadjuvantes.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.