Topo

Menon

Timão contratou bem. Mas, Vilson e Guilherme vão render 100%?

Menon

03/02/2016 07h09

Quando se fala em contratações, times brasileiros não podem ser comparados aos europeus. O dinheiro que sobra por lá, falta por aqui. É necessário olhar bem o mercado, dar uma passada na América do Sul, contar o que se tem em caixa e deixar aventuras de lado. A última foi Alexandre Pato e não teve final feliz.

O sistema funciona assim: o time contrata um jogador que cresce muito de produção e passa a ser reconhecido. Ofertas chegam, não há como resistir e ele vai para a Europa, para a Ásia ou para a China, um mundo novo na velha Ásia. Não se pode pensar que a totalidade do dinheiro arrecadado será investido em nova contratação. E não se pode esperar que haverá um novo jogador, pronto, para render o que rendia os que saíram.

Renato Augusto e Jadson, por exemplo. Todos sabiam de suas qualidades, mas chegaram sob um véu de suspeita no Corinthians. Cresceram, jogaram muito e agora…não tem mais. Não vão aparecer outros dois, de repente.

É sob a ótica das dificuldades de se contratar, que devemos analisar os reforços corintianos. Acho que foram boas contratações. Não sei se vão render o que os que saíram estavam rendendo. Não sei se crescerão, mas foram boas apostas. Mesmo com problemas recentes.

Sempre gostei do André, desde os tempos do Santos. É matador e técnico. Fracassou no Vasco e no Galo, mas foi bem no Sport. Marlone surgiu bem no Vasco, foi mal no Cruzeiro, e teve números admiráveis no Sport.

Williams é um marcador duro, com pouco passe. O time precisa de alguém assim para que Elias tenha mais liberdade. Pode substituir Ralf, sem problemas. Giovanni Augusto foi muito bem no Figueirense e no Galo, é habilidoso e chega na área, apesar de certa lentidão.

Balbuena veio do Libertad, onde não era titular absoluto. Vai correr atrás de Iago. Tite sempre dá preferência a quem já está no elenco e espera uma chance.

Há duas incógnitas. Vilson é um zagueiro forte, ágil e voluntarioso. Teve problemas médicos que apressaram sua saída do Palmeiras. Guilherme é meia atacante com problemas físicos que rivalizam com a qualidade técnica. Não tem tido uma constância.

Os dois poderão se recuperar, da mesma maneira que foi feito com Pato e Renato Augusto?

Tite tem nomes para trabalhar e remontar o time. São jogadores indicados por ele. O campeonato paulista tem 15 jogos antes de começar o mata-mata. Nos dois últimos dois anos, River Plate e San Lorenzo venceram a Libertadores depois de um início ruim.

Ou seja, Tite tem tempo para trabalhar. E Tite trabalha bem.

O Corinthians estará na pista em 2016.

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.