Topo

Menon

Gustavo, Ataíde e a péssima montagem de elenco

Menon

18/02/2016 14h00

cientistamalucoA derrota para o The Strongest é fruto da confusa montagem do elenco são-paulino. Gustavo Oliveira e Ataíde Gil Guerreiro foram lentos e pouco ousados.

O ponto mais baixo do time, em 2015, foi a derrota por 6 a 1 para o Corinthians, em Itaquera, dia 22 de novembro. Lucão foi o grande responsável pela derrota. Errou muito.

Dois meses depois – 14 de janeiro – o São Paulo voltou a enfrentar o Corinthians em Itaquera. Foi derrotado uma vez mais. E Lucão, novamente, cometeu erros incríveis.

E o que foi feito em dois meses entre uma derrota e outra para que a zaga melhorasse?

1) Apostou-se na volta de Breno, que estava contundido. E ele continua contundido. Breno é um grande zagueiro, tecnicamente acima da concorrência, mas ainda não é um atleta como já foi. Será um dia? Os anos sem atuar comprometeram sua condição de atleta profissional.

2) Apostou-se na volta de Lugano, um ídolo da torcida. Um jogador já veterano, com problemas físicos. A negociação para sua vinda foi demorada. E sua volta aos gramados ainda não ocorreu.

Era evidente que seria necessário mais um zagueiro. Bauza pediu. E nada foi feito. Ou melhor, tudo foi feito lentamente. Aproximadamente dez nomes foram falados. E a lentidão imperou. Apenas depois da derrota contra o Corinthians é que se buscou Torsiglieri. Como o Morelia não aceitou a oferta, o jeito foi correr até o Porto que estava abrindo mão de Maicon.

E Maicon chegou já com a fase de grupos em andamento. Não esteve em campo no primeiro jogo da fase de grupos. Talvez achassem o The Strongest muito fácil.

E Maicon ficará apenas por apenas seis meses.

É apenas um band aid para enfrentar uma situação grave. Se o time melhorar, se o time vencer, se o time se classificar, se o time for em frente, se o time chegar na semifinal, então vão tentar que Maicon continue.

Um novo zagueiro está chegando até o dia 26, quando se encerram as inscrições para o Paulista. Uma prova que Maicon não fica. E que os que estão não satisfazem.

Em favor de Gustavo e Ataíde, é necessário dizer que o clube não tem dinheiro. E que é necessário estar atento às contratações de oportunidade: Mena, Lugano, Kelvin, Calleri e Maicon não custaram nada ao clube. Mas são os nomes corretos? Deveriam vir? Ou deveriam ter vindo antes, como Lugano, que já poderia estar em campo?

Agora, a situação é drástica. Calleri e Maicon vieram para a Libertadores. E a Libertadores pode durar bem pouco. Seria bom pensar já no Brasileiro.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.