Topo

Menon

Vem aí o Porco Doido? Ou o Cuca Doido?

Menon

13/03/2016 13h27

A boa vitória no clássico, com Robinho se firmando cada vez mais como carrasco tricolor, dá uma certa tranquilidade para o Palmeiras, que tem um segundo turno complicado na Libertadores. Uma vitória que ajuda no início do trabalho de Cuca, anunciado como novo treinador do Palmeiras.

Eu considero Cuca um grande treinador. Ele monta equipes rápidas, com atuação vertical, sempre em busca do gol. Seu primeiro grande trabalho foi no Paraná, em 2003, o que o levou ao Goiás e, em seguida ao São Paulo.

Ficou marcado como treinador sem títulos, até vencer o Carioca com o Flamengo em 2009 e o Mineiro, com o Galo em 2012. Mas o grande time de Cuca foi realmente o Galo campeão da Libertadores em 2013.

Um time que me marcou muito por derrubar o paradigma do equilíbrio total. A escalação ofensiva era algo criticado pela maioria. Não vai dar certo. Loucura. O que era? Ronaldinho Gaúcho um pouco atrás e o tridente com Tardelli na direita, Jô no ataque e Bernard na esquerda. Tardelli foi muito bem, atacando e também ajudando o meio campo.

Era o Galo Doido.

Podem até dizer que o time se salvou com aquela defesa milagrosa de Vitor, com a ponta do pé direito em uma cobrança de pênalti, contra o Tijuana, mas era bom ver um time apostando intermitentemente no ataque.

Imagino algo semelhante, com Dudu armando, Gabriel de um lado, Erik de outro e um bom centroavante. Barrios? Alecsandro? E ainda tem Robinho.

Seria o Porco Doido.

O que não pode ter é o Cuca Doido, o treinador que leva seus jogadores a um pico de adrenalina muito alto e que não consegue se controlar. Em 2004, após uma derrota do São Paulo no Equador, contra a LDU, Cuca veio para a entrevista totalmente lívido. Parecia haver perdido toda a família em um acidente. Nota: a derrota por 3 a 0 foi a única daquela fase. O time ganhou os outros cinco jogos.

Em 2007, ele comandava um Botafogo excelente. Recebeu o São Paulo no Brasileiro de pontos corridos. Os dois times lutavam pela ponta. O Botafogo entrou em campo como se fosse uma final, como se o campeonato acabasse ali. Tulio bateu muito, o Botafogo exagerou e perdeu. E, a partir daí, caiu muito.

No Cruzeiro, em 2011, agrediu Renteria, do Once Caldas, após uma derrota por 2 a 0 no Mineirão. Após, não. Durante o jogo. Na China, invadiu o campo e acabou agredido por um juiz.

Cuca tem 52 anos e 15 de profissão. A maturidade precisa ter chegado para que ele possa continuar implantando seus conhecimentos de futebol sem se prejudicar. Com calma, a possibilidade de sucesso – mesmo se for com Porco Doido – será muito maior.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.