Topo

Menon

Breno passará por cirurgia. Lyanco, perto de uma vaga

Menon

10/05/2016 17h07

O zagueiro Breno, do São Paulo (Crédito: Rivaldo Gomes/Folhapress)

O zagueiro Breno, do São Paulo (Crédito: Rivaldo Gomes/Folhapress)

*atualizada às 18h35

Os médicos do São Paulo decidiram que Breno terá de passar por uma nova cirurgia no joelho direito. A decisão saiu duas horas depois de o blog dar a informação com exclusividade. Fora dos campos desde fevereiro, o zagueiro passou por fortalecimento muscular e drenagem no joelho. Não deu certo. Agora, o atleta passará por uma reconstrução do ligamento cruzado. O procedimento deve acontecer ainda esta semana.

"O jogador estava se recuperando de uma sinovite no joelho e mesmo com todo o trabalho de reabilitação, não apresentou a melhora esperada que o possibilitasse treinar com o grupo. O joelho dele se mantém com derrame e dor e por isso somente uma intervenção vai trazer de volta a estabilidade necessária. O ligamento do joelho está íntegro, porém insuficiente", explica o médico do clube, José Sanchez, em confirmação publicada no site do clube.

Desde que voltou ao São Paulo, após quatro anos de prisão na Alemanha, Breno enfrenta dificuldades físicas. O tipo de exercício que fazia na prisão – em ambientes fechados – não são os mesmos de um jogador profissional. Desde que reestreou, em julho do ano passado, foram apenas oito partidas. Em 2016, só duas.

Luiz Cunha, diretor de futebol, me disse há uma semana que o clube confia muito em Breno. "Desde que ele volte a ter as condições físicas de um atleta", afirmou, deixando claro que as dificuldades eram grandes.

Enquanto uma das grandes revelações da base – estreou em 2007, com 17 anos e, com menos de 20 partidas foi vendido para o Bayern de Munique – sofre para dar continuidade à carreira, um novo zagueiro ganha pontos com a comissão técnica. Lyanco, que veio do Botafogo há dois anos, treina muito bem e agrada a Patón, como já havia agradado a Osorio.

Ele tem dupla nacionalidade e tem sido convocado, em rodízio, pelas seleções de base do Brasil e da Sérvia. O clube vê nele um grande potencial para uma futura venda. E o Brasileiro lhe dará chances constantes de atuar. A ver: Maicon talvez não fique (o Porto quer Lyanco para liberá-lo), Breno tem o problema no joelho, Lugano ainda não jogou três partidas seguidas, Rodrigo Caio pode desfalcar o time por até 18 rodadas no Brasileiro – seleções olímpica e principal – e é bem provável que Paton tenha de recorrer a Lucão e Lyanco.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.