Topo

Menon

Evair, Edmundo e Fred participam dos clássicos do ódio. No dia do amor

Menon

11/06/2016 06h11

O passado e o presente são a pimenta especial para os clássicos que não precisam de pimenta: Corinthians x Palmeiras e Galo x Cruzeiro. A rivalidade, que beira o ódio, entra em campo uma vez mais.

O Corinthians lidera com 13 pontos. O Palmeiras, com 12, é o quarto colocado. Precisava de algo mais para acirrar alguma coisa?EVAIR Não. Mas aconteceu. Duas matérias muito boas do UOL servem para isso. Diego Salgado, nosso fulminante hipster, mostrou que a paixão dos palmeirenses pelo futebol se materializou em uma avalanche de bebês com o nome Evair, depois daquele título conquistado sobre o Corinthians há exatos 23 anos.

O Palmeiras não vencia o Paulista desde 1976 e acabou o jejum da maneira que poucos torcedores ousariam fantasiar: 4 a 0 sobre o Corinthians. Com show de Evair.

As lembranças chegaram também para os corintianos, na matéria em que Vanderlei Lima, supertrepidante, e Marcello de Vico, que faz questão dos dois eles, foram entrevistar Zé Aparecido de Oliveira, árbitro daquele jogo. E ele assumiu, que, se estivesse mais bem colocado, poderia ter expulso Edmundo ainda no primeiro tempo. O "Animal" deu um carrinho muito duro em Paulo Sérgio e merecia mesmo a expulsão. Oscar Roberto de Godoy, o auxiliar que estava em cima do lance, não ajudou Zé Aparecido e a expulsão não se confirmou.

Dia dos Namorados Macabro (1981)Até hoje, Zé Aparecido é odiado pela torcida corintiana. Ele foi vítima também de uma cuspida de Neto em outro jogo. Outro Corinthians x Palmeiras, esse em 91. Um ato indigno do meia, que já se arrependeu e pediu desculpas várias vezes. Nada disso interessa.

Em Minas, o clássico entre Galo e Cruzeiro fica ainda mais apimentado pela contratação de Fred, que trocou o Fluminense pelo Atlético. Fred começou a carreira no América-MG em 2003. Fez 45 gols em 51 jogos. No ano seguinte, chegou ao Cruzeiro, onde anotou 53 gols em 71 jogos. Sua saída, aos 21 anos, para o futebol francês, causou comoção entre a torcida. É ídolo até hoje, apesar de sua passagem de sete anos pelo Fluminense, marcando 172 gols em 288 jogos.

É ídolo? Era. Não é mais. Nunca mais será. Bem, quando aposentar as chuteiras talvez volte a ser compreendido. Amado, não.

Temos tudo para o dia dos namorados macabro.

picadinho

 

1) DUNGA E URUGUAI – Quanto tempo vai demorar para nosso treinador usar a eliminação  do Uruguai como desculpa por algum jogo ruim do Brasil?

2) GOL REDENTOR DE PAYET – Dimitri Payet, com 29 anos, jogador do West Ham, foi o surpreendente artífice da vitória da França sobre a Romênia na abertura da Eurocopa, com um chute impensável, a 91,9 km/h. Ele deu ainda o passe para Giroud fazer o primeiro gol e superou todo o apagão técnico de jogadores mais famosos como Pogba e Grienzman

3) GOL INESQUECÍVEL DE CAMPO – Um dos mais belos gols de falta de 2016 – e olha que o ano ainda está na metade – é o de Campo, da Bolívia, contra o Chie. Com o pé esquerdo, colocou a bola, cheia de curvas, no ângulo direito de Bravo. O jogador, sem nenhum destaque no futebol mundial, já tem o gol para recordar eternamente. Mesmo que um pênalti estapafúrdio e inexistente tenha transformado um empate heroico em uma derrota com um gol a ser lembrado.

4) RECUSAS NO BASQUETE – Curry não vem à Olimpíada. Prigioni náo vem à Olimpíada. Westbrook não vem à Olimpíada. Dá para entender. Cristiano Felício e Lucas Bebê recusaram a convocação de Magnano. Não dá para entender. São tão mascarados assim? Não tinham como dizer não aos seus clubes. Se as outras recusas deslustram a Olimpíada, a deles atrapalha o Brasil.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.