Topo

Menon

Austrália é apenas mais um a satisfazer nosso vira-latismo incondicional

Menon

27/07/2016 00h31

canguru-vermelhoA Austrália foi a primeira a reclamar das condições da Vila Olímpica. Foi seguida por Argentina e Portugal. São reclamações graves e que não podem ser varridas para debaixo do tapete. Há nove anos, o Rio sabe que vai sediar a Olimpíada-16. Realmente é inadmissível que haja problemas às vésperas a abertura.

Ponto final, a meu ver. O Rio errou. A Austrália tem o direito de reclamar. E Eduardo Paes foi um bobinho ao falar de cangurus.

Agora, quero falar de outro aspecto.

Por que a delegação australiana não reclamou diretamente para os organizadores?

Por que fez questão de uma reclamação pública, através da imprensa?
Uma atitude que eu considero mal educada. Havia canais para se tratar do assunto. Não era necessário esse estardalhaço. Me cheira preconceituoso. "Já que fomos obrigados a vir nessa merda, vamos reclamar…"

Duvido que houvesse uma reclamação assim, desse tipo, em outro país. Não reclamariam nesse nível, estridentemente, se fosse na Inglaterra ou Pequim ou Atenas.

E podem ter certeza que houve problemas. Sempre há problemas. As Olimpíadas são grandiosas, difíceis de serem organizadas. Em Londres, por exemplo, houve uma greve de funcionários da área de segurança e foram chamados soldados que haviam acabado de voltar do Afeganistão. Loucos por férias, foram trabalhar. Com tremenda má vontade.

Outro ponto que me deixa triste é ver a alegria quase orgasmática de muitos brasileiros com a bronca australiana.

Somos a vergonha do mundo.

Somos a escória.

Olimpíada é para país rico (muitos que reclamam assim são jornalistas que adoram receber diária em dólar).

Não consigo entender esse sádico prazer em ser humilhado. Essa vontade enorme de se justificar, de pedir desculpas..

A Alemanha passou a ser a vergonha do mundo depois do atentado na Vila Olímpica de Munique? Bem, nem falemos de 36. Lógico que não. Eles são loiros de olhos azuis e podem ser perdoados.

O que não pode é essa gente bronzeada fazer sua Olimpíada com uma falha ou outra. Afinal, a Austrália disse que havia 200 problemas e que agora são apenas cinco. Disse que a Vila era inabitável. E agora disse que será a melhor vila de todos os tempos. Mentiu antes ou mentiu depois?

E a Austrália, que, a partir de uma prática de governo, perseguiu os aborígenes e adotou um programa especial que tirava as crianças de suas mães e as mandavam para famílias brancas?

Estaria à altura da Olimpíada de 2000?

Eu não tenho vergonha nenhuma de ser brasileiro.

A culpa não é do Brasil.

A culpa é de Eduardo Paes.

Eduardo Paes, que patrocina a candidatura de Pedro Paulo, espancador de mulheres.

Isso me envergonha, não as justas reclamações de australianos, portugueses e argentinos. Isso é do jogo. Só causa faniquito mesmo nos mal amados vira-latas.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.