Topo

Menon

Ficha não caiu e São Paulo ainda vive da ilusão da Libertadores

Menon

05/09/2016 12h23

hudsonO melhor jeito de enfrentar um problema é reconhecer que ele existe. Diagnosticar as dificuldades e acabar com elas. O São Paulo não está fazendo isso. A expressão "a ficha não caiu" é perfeita para definia a situação.

Tive esta percepção na sexta-feira, quando fui ao treino e participei da coletiva dada por Ricardo Gomes, o diretor Jacobson e o volante Hudson. Antes da minha vez, respondendo a um colega, Jacobson afirmou que o São Paulo tinha um grande elenco. Hudson concordou, balançando a cabeça afirmativamente.

Perguntei a ambos, então, por que o clube que tem um grande elenco faz um 2016 tão ruim, com mais derrotas (20) do que vitórias (18);

Jacobson foi o primeiro a responder. Disse que:

1) o elenco é um dos melhores o país

2) perdeu muitos jogos que deveria ter ganho. Citou o Atlético-PR e o Juventude como exemplos

3) o São Paulo estava a quatro pontos do rebaixamento e a nove do G-4. E que bastava ganhar três partidas seguidas para chegar lá.

Não é assim. Evidentemente não é assim. O São Paulo pode ganhar três partidas seguidas que não chegará ao G-4. Pelo simples fato de que outros também vencerão. Os que estão entre o quinto e o 11º lugar conseguirão pontos. É lógico que ganhando três seguidas o São Paulo se afastará muito do Z-4, mas sonhar com o G-4 em três rodadas é ilusório.

Quando fiz a pergunta, cometi um erro. Em vez de fortalecer a questão da análise no ano todo, afirmei também que o São Paulo, no momento, é o quinto paulista no Brasileiro. Atrás da Ponte.

Foi a deixa para a resposta de Hudson. "Somos os últimos agora, mas fomos os primeiros na Libertadores".

Ora, todo o tempo em que tenho apontado fragilidades do São Paulo durante o ano, inclusive na Libertadores, esta é a resposta. Ficamos na frente do Corinthians, do Palmeiras, do Galo e do Grêmio. Ok, o que adiantou? Nacional foi campeão e onde estão os rivais brasileiros. Na frente, ou lutando pelo título ou em situação agradável. Mesmo o Corinthians que tem jogado mal.

O São Paulo precisa entender que foi bem na Libertadores muito mais pela vontade do que pelo futebol. Passou de fase se arrastando, com Maicon no gol, com Maicon fazendo gol de cabeça… Não serei desonesto de esquecer o grande baile dado no time mexicano.

E, acabada a Libertadores, Ganso e Calleri se foram.

Hudson se apegou ao passado. Jacobson vendeu fumaça. Ilusão.

A verdade é que, desde aquela entrevista, o São Paulo caiu mais uma posição na tabela. O Botafogo, montado por Ricardo Gomes, venceu o Gremio. Agora, há apenas quatro times entre o São Paulo e o rebaixamento.

Time grande vence jogo em que atua mal. O São Paulo, segundo Jacobson, perde jogo que atua bem. Mesmo assim, mesmo com tudo de ruim que o time mostra a cada rodada, não acredito que o São Paulo caia. Não acho o elenco um dos melhores do Brasil, mas não é para cair. Por enquanto, é sinal amarelo. E ficará vermelho se a ficha não cair. Se diretores e jogadores ficarem sonhando. E se o time não conseguir seis pontos contra Cruzeiro e Figueirense. O que vier contra o Palmeiras será um bônus.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.