Topo

Menon

Gênio de Cuca pode atrapalhar seu trabalho no Palmeiras

Menon

27/09/2016 17h08

Dr_Jekyll_and_Mr_Hyde_poster_edit2Eu considero Cuca o melhor treinador do Brasil. Pelo menos, o que eu mais gosto. Ele é adepto de um futebol intenso, com velocidade, contra-ataques bem montados… Melhor do que Tite, que também é bom. Tite é muito mais equilibrado, monta times que não emocionam tanto. Questão de gosto, prefiro Cuca.

Cuca não é gênio, mas tem momentos de gênio. Aquele Atlético com Ronaldinho, Tardelli, Jô e Bernard, praticamente quatro atacantes nunca seria montado por Tite. Cuca é genioso. Tem um nervosismo imenso, mesmo quando os tempos são de calmaria. O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson é um bom paralelo para entender nosso Alex Stival.

Há vários casos em que seu estilo fora de campo atrapalha seu estilo como treinador

  •  Estava no São Paulo em 2004. O time foi jogar, pela Liberadores, em Guayaquil, contra o Barcelona. Perdeu por 3 a 0. Quando Cuca foi conversar conosco, os repórteres, parecia que havia sido 300 a zero. Totalmente arrasado, acima do tom.
  • Em 2007, pelo Botafogo, recebeu o São Paulo. Era uma dessas "finais antecipadas" do Brasileiro, na 18ª rodada do campeonato. O time entrou totalmente pilhado, como se fosse decisão. Bateu muito. Luciano Almeida agrediu Reasco, que ficou fora dos campos por um bom tempo. Túlio agrediu Leandro. O Botafogo perdeu por 2 a 0 e degringolou.
  • Em 2011, pelo Cruzeiro, foi eliminado pela LDU em casa. Agrediu Renteria na lateral do campo. Negou e disse que o jogador havia sido "malandro".
  • Em 2015, foi suspenso por sete meses na China por uma agressão ao bandeirinha.
  • Há outras histórias não confirmadas. Seus vídeos de motivação nem sempre são certo. Há uma versão de que o depoimento da mãe de um jogador do São Caetano – doente terminal – mostrado antes da entrada em campo derrubou todo o ânimo do time.

Agora, com o Palmeiras liderando o Brasileiro, Cuca eleva a temperatura do time, sem nenhuma necessidade. O primeiro erro foi em questionar o "Cucabol" de Mauro Cézar Pereira. Se ainda houvesse um questionamento do comentarista, mas ele nem estava presente. Ora, Cuca precisa se incomodar tanto com uma observação, mesmo que crítica? Mesmo que a considere exagerada? Deixe isso para os torcedores e continue colocando suas ideias e conceitos em campo.

Por último, o caso com Rafael Marques. O jogador teria ficado muito aborrecido com um fato acontecido no último jogo. No final do primeiro tempo, Cuca mandou Rafael Marques e Barrios se aquecerem. Um dos dois entraria no segundo tempo. No intervalo, mandou Leandro Banana, que não fizera o aquecimento, subir. Rafael Marques teria se irritado.

Tite goleia Cuca quando o assunto é gerenciamento de elenco. O atual treinador da seleção consegue unir jogadores em torno de um projeto. Cuca toma atitudes intempestivas. E claro que não gosta de Barrios. Tem o direito de não gostar, mas não precisa deixar claro, não precisa vazar. Há versões de que a saída de Robinho e Lucas não foi por razões técnicas e sim pessoais. Mandou os dois para o Cruzeiro e recebeu Fabiano, reserva de Jean e Fabrício, reserva de Egídio e Zé Roberto.

O Palmeiras está em primeiro. Tem uma sequência boa na tabela. O mar está calmo. O comandante também precisa estar.

Se o homem é o lobo do homem, como disse Thomas Hobbes, claro está que Cuca não pode ser o lobo de Cuca. Para o bem de todos é necessário que dr Jekyll supere Mr. Hyde.

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.