Topo

Menon

Gols? O São Paulo quer muito mais de Lucas Pratto, o Urso

Menon

09/02/2017 14h11

pratto2O São Paulo sonha com Lucas Pratto, não apenas por suas qualidades técnicas, mas por traços de sua personalidade. Quer o artilheiro e também o líder.

O parágrafo abaixo faz parte de uma matéria do repórter Frederico Ribeiro, do Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Ela mostra o treinador Roger, do Galo, falando sobre uma conversa que teve com o jogador que o São Paulo pretende apresentar domingo, no Morumbi, antes do jogo contra a Ponte.

"Conversei muitas coisas sobre a profissão, do nosso ano, dos objetivos do ano. Ouvi o Lucas a respeito dos objetivos profissionais dentro do clube, da seleção. Ele se entrega em todos os treinos, e o envolvimento dele com o clube, até esse momento, é excepcional, mesmo tendo a dúvida, em alguns momentos, se vestiria a camisa de titular ou não. Externei que compreendo os objetivos pessoais de cada atleta, mas que isso não pode sobrepor os objetivos do clube. E disse que não gostaria de não contar com ele. Como vocês viram que eu me virei de costas justamente para que vocês não vissem…Foi do jogo e outras coisas mais", disse Roger Machado.

As informações que o São Paulo conseguiu sobre Pratto caminham na mesma direção: é um jogador com alto senso de profissionalismo, com liderança no vestiário e também no campo. Na Argentina, o chamavam de "Urso", pela força física e por estar sempre lutando em campo, com muita combatividade. Parecido com Calleri.

Tecnicamente, há a certeza da elevação de nível do time, mesmo que Pratto não seja um especialista naquilo que o time mais precisa: gols. Pratto não é exatamente um artilheiro. Pelo Galo, tem 42 gols em 107 jogos. Pelo Velez, seu time anterior, tem 43 gols em 128 jogos. No total, são 85 gols em 235 jogos. No auge da forma. São dez gols a cada 27 jogos, pouquinho mais que um gol a cada três jogos. Média de meia e não de centroavante.

As negociações estão em fase final. O São Paulo gostaria de pagar 6 milhões de euros por 50% do jogador. Exatamente o que espera receber por Lyanco, que está saindo para Juventus ou Atlético de Madri. Outra opção seria pagar 10 milhões de euros pela totalidade de Pratto. O Galo pede algo mais. Deseja 15% do valor de uma possível venda para a Europa. Se não houver transação até o final de 2018, receberá 15% dos 10 milhões. Ou seja, no final, a negociação fecharia em 11,5 milhões de euros.

O preço é alto, mas inferior ao que o Galo esperava arrecadar em uma transação para a Europa. O pedido era de 15 milhões de euros, mas não houve ofertas concretas. E o atacante recusou a China, para manter suas possibilidades de jogar na seleção.

Leco não tem muita margem de negociação. O Galo sabe que o São Paulo arrecadou 12 milhões de euros (pode chegar a 15 milhões) por David Neres e faz jogo duro, mesmo estando com problemas financeiros. Deve ao Grêmio, por exemplo, pela transação do goleiro Vitor em 2012. Deve a Diego Tardelli. Deve a Ronaldinho.

O presidente do São Paulo também é pressionado por pedidos de Rogério Ceni, que deseja um time mais competitivo, é pressionado pela goleada contra o Audax e é pressionado pelas eleições.

Pratto é uma arma eleitoral, sem dúvida. Mas no Conselho, não é unanimidade. Há os que pedem a aplicação total do dinheiro arrecadado com Neres no financiamento das finanças do clube e a valorização da base. Mesmo quando o centroavante da base é Pedro, garoto forte e de parcos recursos técnicos.

A verdade é que os ânimos estão tão acirrados no São Paulo, que reclamariam até se Messi fosse contratado por 200 reais e uma caixa de Paçoquinha Amor.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.