Topo

Menon

Gabriel, o engana-trouxa

Menon

23/02/2017 15h29

Gabriel, vítima de grande injustiça no clássico, comemorou a vitória em um vídeo de Kazim, mandando recados pouco educados para a "porcada". Os palmeirenses responderam tirando do arquivo um vídeo de dezembro, em que o mesmo Gabriel ofendia corintianos. Chamava de fdp e mandava se benzê.

Gabriel é um jogador limitado e violento. Pega duro e pega muito. Pertence à linhagem dos demagogos. Aqueles jogadores que fazem discurso do tipo: meu coração tem três cores, minha segunda pele é alvinegra, nasci na floresta amazônica porque adoro verde, meu sonho era ter nascido no aquário…

Logicamente, não engana ninguém.

Ah, não? Engana muita gente. Os trouxas. Existe um tipo de torcedor que viceja nas redes sociais. Possivelmente existiam antes, mas assumiram protagonismo agora, no mundo virtual. O que diziam nos bares, hoje é amplificado. Para ele, tudo que é do seu time prevalece ao do rival. Mesmo que seu herói de hoje tenha ofendido o seu clube há alguns dias.

O torcedor trouxa briga porque o seu diretor de futebol é melhor que o outro, porque o seu reffis é mais que o seu ceproo, a comida que se serve no meu CT é melhor do que o seu, meu clube tem mais infraestrutura, minha torcida é maior, a minha tem mais sócio torcedor, a fifa falou que o seu mundial é menos que o meu….

O teu time tem mais favelado que o meu.

E o teu tem mais veado que o meu.

O meu patrocinador é melhor que o seu! Ah, é? Veste uma camisa verde e pede empréstimo na Crefisa. Duvido que o juro será menor.

Tem também o torcedor de chapéu. Este é muito válido, afinal se os eu time consegue o Dudu, pretendido pelos rivais, tem de zoar mesmo.

O problema é o exagero. Imaginemos o diálogo:

Demos um chapéu em vocês. Trouxemos o Wesley.

Demos o troco. Trouxemos o Michel Bastos.

Todos se unem para cobrar jornalista. Se você escreve que Vitor Hugo foi covarde ao agredir Pablo, lá vem a resposta: "você não falou nada quando o Cleber deu uma cotovelada no André Dias". Mas eu não tinha blog ainda. Não interessa, se tivesse não falaria.

Ninguém nunca falou que o jogo Corinthians x Palmeiras é o maior clássico do mundo. Aí, uns marqueteiros criam a bobagem…Se você critica, lá vem o caminhão te atropelando: invejoso, gordo, obeso, mórbido, defeca pelas mãos, jogo das barricas…"

Se você diz que Cristóvão Colombo era vesgo (brincadeira) eles perguntam porque você não falou nada sobre a gagueira de Pedro Álvares Cabral.

Você abre o blog como canal de compartilhamento de ideias e recebe de volta ofensas e mais ofensas.

É o típico torcedor trouxa, vítima perfeita para demagogos caneludos como Gabriel.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.