• ENTRE
Topo

Menon

Lugano, o lobo e o cordeiro

Menon

23/03/2017 00h12

O Lobo e o Cordeiro é uma das fábulas mais conhecidas do francês Jean de La Fontaine, fabulista e poeta. Fala sobre intransigência e êssobre a lei do mais forte.

Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma
correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.
– Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo – disse o lobo, que estava alguns dias
sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.
– Senhor – respondeu o cordeiro – não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada.
Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.
– Você agita a água – continuou o lobo ameaçador – e sei que você andou falando mal de mim no
ano passado.
– Não pode – respondeu o cordeiro – no ano passado eu ainda não tinha nascido.
O lobo pensou um pouco e disse:
– se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.
– Eu não tenho irmão – disse o cordeiro – sou filho único.
– Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do
rebanho, e é preciso que eu me vingue.
Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os
dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado.
MORAL: A razão do mais forte é sempre a melhor.

É uma história que se adapta a Diego Lugano. Desde que voltou ao São Paulo no início do ano passado, após um ano e meio marcado por contusões e seis meses de bom futebol no Cerro Porteño, ele foi escalado para receber a culpa por tudo que pudesse ocorrer. Nem adiantou haver feito uma partida excelente contra o Flamengo de Guerrero. O peruano não jogou.

Em 2017, ano em que o time se tornou uma peneira, Lugano tem jogado pouco. E errado pouco. Nada das lambanças protagonizadas por Buffarini, Douglas e Maicon. Lugano também cometeu erros, mas nada de tão escandaloso. Nas três últimas partidas em que atuou, o time levou apenas um gol. O que é um avanço para o time. Ele esteve em campo contra Santo André, ABC e Botafogo. Um erro aqui, outro ali, mas, em geral, não levou muitos riscos ao time.

Lugano reverteu o que lhe havia sido designado. Recusou-se a morrer e coloca-se como uma boa opção para Ceni. Logicamente, não consegue jogar três partidas seguidas. Mas aporta dignidade ao time, como sempre fez.

O time não foi bem contra o Botafogo. Finalizou pouco, conseguiu um gol e não conseguiu manter o resultado. Faltou jogo no meio campo. É lógico. Cueva não estava em campo. Wellington Nem omitiu-se no gol, não voltou para marcar, após perder uma bola no ataque. Muitos erros no meio, pouca força no ataque… O São Paulo do início do ano, com muita pressão e gols, acabou. Ou está em recesso. Não ganha há três jogos;

Ainda não está classificado, faltando dois jogos. Precisa melhorar logo. Não está classificado. Tem 16 pontos, contra 14 do Linense e 11 do Red Bull. E domingo, tem clássico contra o classificado Corinthians.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.