Topo

Menon

Cuca, oportuno, é recebido por Leila, oportunista

Menon

09/05/2017 13h26

A contratação de Cuca é um golaço a se confirmar. Pode até não dar certo (muito difícil), mas era a melhor opção disponível no

Jbosco mostra um Cuca com olhar determinado

mercado. Não só isso, porque escrito assim dá a impressão de "não tem tu, vai tu mesmo", de "é o que tem para hoje". Não. Cuca é a melhor opção do mercado, seja qual for o mercado. Eu o considero um grande treinador, no nível de Tite. E eu prefiro o seu estilo, nervoso, transição rápida, bola aérea do que o equilibrado Adenor. Questão de gosto. Mas, preferência pessoal a parte, Tite, com o que está fazendo na seleção, realmente está um degrau acima.

Além da qualidade de Cuca, há a grande empatia criada com a torcida, após a conquista do Brasileiro. Em um clube conhecido pela pouca harmonia entre suas alas e pelo estilo fratricida que marca as disputas entre oposição e situação (não interessa quem seja situação ou oposição), é importante ter um treinador que fique acima disso tudo e que tenha respaldo total. Como é amado pelos torcedores, já é um grande passo dado.

Cuca chega também com o time praticamente classificado para a segunda fase da Libertadores. A passagem é tão natural que, caso não aconteça, toda a culpa deverá ser colocada no novo treinador e não no anterior. Mas, não vai acontecer, todos sabemos. É um ótimo profissional chegando para um grande elenco. O fato de retornar após apenas cinco meses não significa que haverá um encaixe natural. Ele vai precisar se adaptar, vai ter de resolver problemas: a lateral esquerda e o fraco rendimento de Borja são os maiores. Mas, a tendência é que tudo se resolva. O time é bom, o elenco é bom e o técnico é bom.

Alex Stival foi recepcionado pelo presidente do clube e pela dona da empresa que patrocina o clube. E que também é conselheira. Acho complicada essa relação promíscua. Nas redações em que trabalhei, sempre se dizia que o comercial deveria ficar longe do editorial. Ou seja, um departamento vende anúncio. O outro, produz notícia.

Nos clubes profissionais, isso deveria ser cultivado. O patrocinador paga para ter a marca na gloriosa camisa alviverde. Pronto. Só isso. Se a patrocinadora acumula o cargo de conselheira, que exerça essa função no conselho. A necessidade de aparecer em tudo e sempre, só faz colocar sombra sobre o presidente. E colocar uma dúvida sobre quem realmente manda.

Leila está sendo oportunista. Do mesmo modo que sua empresa, que pirateou uma foto do Papa para usar em propaganda. Propaganda de quem pratica a usura em cima de aposentados de Pindorama.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.