Topo

Menon

Tite age como Papa e confronta Rogério Ceni

Menon

24/05/2017 11h39

Quando uma pessoa se torna unanimidade nacional e deixa de sofrer contestação sobre suas atitudes, começa a se achar infalível, começa a acreditar que sua palavra é Lei a ser seguida pelos pobres mortais. Só esse tipo de entendimento pode justificar as trapalhadas de Tite no caso Rodrigo Caio/Rogério Ceni.

O treinador ficou muito irritado com o que considerou intromissão de Tite no caso fairplay e reagiu ironicamente dizendo "talvez ele e Rodrigo Caio sejam pessoas melhores do que eu".

Pessoa e não treinador. Tite é muito melhor que Ceni, como técnico. Tite tem 20 anos de carreira. Ceni tem 30 jogos. Tite está no auge, Ceni está no início.

Então, não estou falando aqui das qualidade de cada um como treinador. Não entra em discussão.

O ponto que explano aqui é a quantidade de trapalhadas de Tite no caso.

 Levar a conduta de Rodrigo Caio em consideração para sua chamada para os amistosos 

Realmente, não te sentido fazer isso. Não é um time de coroinhas, não é um time de escoteiros. Se conduta vale, por que chamar Fagner? Por que chamar Neymar, que não tem um comportamento correto em campo quando perde e nem quando ganha? E, se fairplay é importante, Tite vai exigir que os outros convocados tenham comportamento igual ao de Rodrigo Caio na seleção?

Anunciar que levou em conta a conduta de Rodrigo Caio para convocá-lo

Pior do que convocar pela conduta (em parte), é anunciar isso. Ele deixou claro que não é só isso, mas que também é isso. Ora, ao fazer esse comentário, ele joga Rodrigo Caio aos leões. Passa a se conhecido como o cara que está lá porque tem fairplay. Como os outros não têm, então fica reforçado o estereótipo de jogador bonzinho, diferenciado etc. Jogador de condomínio, como disse um dirigente do São Paulo. Além disso, todo mundo que tiver fairplay agora vai se achar com direito de ter uma chance.

Anunciar sua opinião sobre o caso após Ceni haver se colocado contra Rodrigo Caio

Eu acho que Rodrigo Caio estava certo. Sem nenhum talvez. Rogério Ceni acha que Rodrigo Caio estava errado. Então, eu acho que Ceni está errado. Mas eu não sou técnico da seleção. Tite, ao se colocar ao lado de Rodrigo Caio em uma questão ética, está dizendo, sem falar, que Rogério Ceni está contra a ética. Além disso, ele se coloca como interlocutor em um caso do São Paulo e não da seleção

Tite não é Papa

A Igreja é uma entidade verticalizada. Cabe ao Papa dar a orientação aos bispos e padres de como adaptar os ensinamentos ao mundo moderno. Ele pune quem não aceita orientações. O Futebol não é Igreja. Ao se colocar ao lado de um jogador contra um treinador, em uma questão interna do clube, Tite deseja o quê? Dar orientação a todos. Todo mundo tem que ter fairplay? Vejamos na seleção a partir de agora.

E por falar em ética…

Eu fico imaginando se Luxemburgo fosse o treinador e vibrasse com um gol do Flamengo (seu time) contra o Vasco, se contratasse uma filha como auxiliar e se ganhasse um beijo no rosto de Marco Polo del Nero…

O que virá agora?

Espero ansiosamente opiniões de Tite sobre a forma ética como o futebol brasileiro é dirigido. E espero que todos os escalados tenham atitudes como as de Rodrigo Caio.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.