Topo

Menon

Vitória do Corinthians afunda Santos, Palmeiras e Galo

Menon

03/06/2017 11h00

O Brasileiro é um campeonato muito difícil. Uma maratona de 38 rodadas, claro, mas é preciso largar bem. Um vacilo no início pode complicar aspirações de grandes clubes.

Estamos ainda na quarta rodada e o Santos já vive um jogo crucial contra o Corinthians, em Itaquera. Se perder, continuará com três pontos e terá apenas 25% de aproveitamento. Números de time rebaixado.

Estará sete pontos atrás do Corinthians, líder. E como tirar sete pontos de diferença em pontos corridos?

Os números são frios. Precisa ganhar três jogos e esperar três derrotas do Corinthians. Dificílimo. Mas, é muito pior. Mesmo que consiga alcançar o Corinthians em três rodadas, há outros times. Cruzeiro e Chapecoense, por exemplo, que também iniciam a rodada com sete pontos.

Eu arriscaria a dizer que uma desvantagem de sete pontos após quatro rodadas levaria pelo menos outras sete para ser recuperada. E, antes disso, traz desconforto à torcida e desconfiança ao treinador. Seja quem for. Crise.

E o que tem Palmeiras e Galo com o assunto? Os dois times se enfrentam no campo do Palmeiras. Se houver empate, o Galo terá três pontos e ficará na mesma situação do Santos. Se perder, manterá os dois pontos e terá oito de desvantagem. Um abismo.

O Palmeiras, caso perca, terá os mesmos três pontos de hoje. Sete pontos atrás do Corinthians. Se empatar, seis. O que também é ruim.

Ou seja, uma eventual vitória do Corinthians deixa o Palmeiras na obrigação de vencer. E estamos apenas na quarta rodada.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.