Blog do Menon

Irã, campeão mundial, está na Copa da Rússia

menon

O Irã está classificado para o Mundial da Rússia. É a terceira seleçao, após Rússia e Brasil, a garantir a participação na Copa-18. É a quinta participação iraniana em Mundiais e é a primeira vez em que o país consegue em duas Copas seguidas. O Irã disputa as eliminatórias da Ásia, que são marcadas pela bizarrice de acolher a Austrália, país da Oceania.

Se o futebol não é forte, o cinema iraniano é famoso. Abbas Kiarostami, seu mais importante diretor, venceu a Palma de Ouro em 1997, com Gosto de Cereja e o prêmio especial do júri do festival de Veneza, com O Vento nos levará. E agora, o Irã venceu o World Press Cartoon, competiçao muito importante, que foi realizada em Portugal.

Alireza Pakdel, de 36 anos, venceu na categoria Cartoon Editorial. É uma belíssima, se é possível falar em beleza quando se retrata uma tragédia, algo que afronta a condição humana. Bem, é o caso de Guernica, de Pablo Picasso. Pakdel retrata o drama dos refugiados. Eles, caídos de um barco, estão em um oceanário. E, do lado de cá, o repeitável público vê o drama como se fosse um espetáculo burlesco. Como se, em vez de pessoas, estivéssemos vendo focas ou peixes-bois.

Na categoria Caricatura, o Brasil fez dobradinha. Ganhou o primeiro lugar com o Fidel Castro, de Fernandes, e o Bob Dylan, de Batistão. Em Desenho de Humor, venceu Toshow, da Sérvia.

O Irã não deve ir longe no Mundial da Rússia. Nunca foi e nunca irá. Mas a participaçã iraniana, com certeza renderá bons cartoons. E um bom filme, mesmo com a morte de Kiarostami.



*As opiniões expressas neste blog são de responsabilidade do autor.