Topo

Menon

Ceni e Borja não são micos, apesar das injustas cornetas

Menon

14/06/2017 10h39

Mané, não se engane pelo nome, é verde. Coração verde, assim como Guilherme. Passional tem coração gigante. Vermelho, como de todos nós. E mais branco e preto. São-paulino sempre.

Estive com os três ontem. Mané e Guilherme, com as cornetas apontadas para Colômbia e Camarões. Para Miguel Angel Borja, o matador que anda com pólvora molhada em sua pistola. O homem que ainda não fez nenhuma pintura para o Palmeiras. Pensando bem, não é seu estilo. Borja, como Ábila é de meter a bola para dentro. Quem quiser obra de arte que vá à Capela Sistina.

Percebi que, se Mané e Guilherme, representarem o pensamento médio da torcida palmeirense, a paciência com o colombiano já se fue. Criticavam a falta de gols, a falta de domínio, o preço caro que foi pago pela Leila…. Bem, já vi palmeirense criticando até a cor do cadarço.

Mais tarde, encontrei o Passional. Entre um prato de mac and cheese, uma coxinha de camarão, prato de sopa de abóbora, chocolate opereta e uma coca zero (para manter o corpinho), cornetou Rogério Ceni: "o São Paulo parece pai pobre que tem vergonha de dizer não e se endivida para dar tudo que o filho mimado pede. Rogério Ceni quis ser técnico, pediu para o papai e ganhou o São Paulo de presente".

Borja e Ceni são micos?

Não acho, não. É início de trabalho como ponto comum entre eles.

E há também um motivo diferente para cada um.

No caso de Borja, as expectativas criadas após sua ascensão espetacular no mercado da América do Sul, quando, inscrito na fase final da Libertadores, após a saída de Copete, levou o Atlético Nacional ao título da Libertadores. Some-se a isso, o fato dos valores pagos: 10,5 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais), além de salários de 100 mil dólares (aproximadamente 350 mil por mês) e luvas de R$ 1 milhão.

No caso de Ceni, a expectativa é por um salvador. O São Paulo não ganha nada desde 2012 – e estava em jejum desde 2008 – e cada treinador chega com a missão de ser campeão. Não há paciência com ninguém. E Ceni escolheu o caminho mais difícil, mais ousado. Montou um time para ter posse de bola, para jogar no campo rival, para encantar o Brasil e o mundo. Rogério é assim. Não deu certo e voltou atrás. E a adaptação tem sido dura. E prejudicada por venda de jogadores. Contra o Corinthians, por exemplo. Luiz Araújo poderia complicar a vida do improvisado Paulo Roberto. Análise insuspeita do corintianíssimo Pelado Lopes.

Borja não é mico. Na opinião do palmeirense Binho Xadrez, amigo paulista que se mudou para São Luis para revisar Marimbondos de Fogo, de José Sarnei e por lá ficou, o esquema o atrapalha. Pouca jogada pelo meio e tudo pelos lados do campo. E Borja, que não é Jesus, o Gabriel, sofre com a falta de passes. Para o Turco Tote, de Santos, tudo é uma questão de tempo. O Palmeiras será campeão mundial. Ele já comprou ingressos até para o sogro, o Lalô.

Ceni não é mico. Ceni é uma pessoa ligada ao futebol. Tem uma carreira fantástica como jogador, é estudioso e inteligente. Poderia ficar quieto, deitado nos louros do que já fez, mas teve a coragem que faltou a Zico e a Raí, por exemplo. Aceitou ser treinador e ver toda a idolatria que conquistou, em risco. Aceitou o risco de, mesmo continuando a ser um Mito, ser chamado de burro.

Borja e Ceni são acertos, a meu ver. Mas os resultados precisam aparecer logo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.