Topo

Menon

Cartilha para Dorival Jr. se dar bem no São Paulo

Menon

06/07/2017 06h18

Caro Dorival;

Você está assumindo um dos gigantes do futebol brasileiro. Humildemente, passo umas dicas para que sua passagem seja boa e tenha sucesso.

1 – É importante não ter ilusões. O clube continua gigante, mas não é mais como antes, quando chegou a se tornar referência de profissionalismo. Por isso, não espere muita ajuda. Faça por você mesmo.

2 – Saiba que, se você tiver sucesso, ele será creditado aos cartolas.

3 – Saiba que, se você fracassar, a culpa será só e somente sua. A diretoria não erra

4 – Exija uma multa de R$ 15 milhões. Afinal, a atual diretoria aceitou uma multa de R$ 5 milhões para um treinador que eles consideravam novato. Como você não é novato…

5 – Procure o senhor Alexandre Pássaro, advogado do clube. A diretoria não se incomodou que o contrato do novato tivesse o senhor Pássaro atuando dos dois lados. Pôde servir aos dois senhores, Ceni e o São Paulo.

6 – Trabalhe sempre com a possibilidade de o titular de hoje se tornar um ex-jogador amanhã.

7 – Se a situação continuar difícil e você estiver preocupado, cuidado ao externar o que está sentindo. Para a diretoria, tudo é circunstancial e o Soberano não corre riscos, nunca.

8 – Fique sempre de olho na base. O menino de hoje pode ser o titular de amanhã;

9 – Fique de olho em Junior Tavares. Ele jogou 95% das partidas e pode estourar a qualquer momento. O único substituto é Edmar, que veio do Cruzeiro e nunca atuou.

10 – Não existe um time. Jogadores estão chegando, como Petros, Arboleda e Gómez. Maicosuel veio há pouco tempo, chegou na quinta, jogou no domingo e depois, ninguém sabe e ninguém viu.

11 – Você terá sucesso se tirar o time do rebaixamento. Terá mais sucesso ainda se levar o grupo ao nono lugar, vá lá, na primeira metade da tabela. Mas nada impede que você seja demitido ao final do ano. Ou, quando não houver mais riscos. Foi assim com Ricardo Gomes.

12 – Deixe claro ao presidente que vc não se incomoda com possíveis menções "desairosas" da torcida à sua pessoa. Não precisa ser demitido por isso

Muito boa sorte, Dorival.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.