Topo

Menon

Mano coloca pressão perigosa sobre árbitro da decisão

Menon

25/07/2017 17h23

A arbitragem brasileira é ruim. Não sei comparar com as outras, mas a nossa é ruim. São árbitros autoritários, muitos deles vêm da PM, que entram em campo para, primordialmente, exercerem uma autoridade que consideram absoluta e inquestionável. A orientação do Coronel Marinho, também PM, é acabar com comemorações, dar amarelo por qualquer coisa. O futebol, deixa pra segundo plano.

Arbitragem ruim e que fica pior porque ninguém colaboras. Jogadores entram em campo para simular tapas na cara, em qualquer lance. Parecem de circo. Treinadores e dirigentes adoram colocar pressão no árbitro.

É o que fizeram Mano Menezes e Klaus Câmara, treinador e dirigente do Cruzeiro, antes ainda do anúncio de Wilton Pereira Sampaio como responsável pela arbitragem de Cruzeiro x Palmeiras, que vale vaga na semifinal da Copa do Brasil. O primeiro jogo terminou empatado por 3 x 3.

Vejam o video  postado pelo Rafael Del Manto, do Midia Palmeirense, a partir de uma entrevista de Mano Menezes e de Câmara.

Mano coloca muitas insinuações no ar. Repete várias vezes que o adversário é uma potência, é um time que investiu muito e que está priorizando as decisões por mata mata, na Copa do Brasil e na Libertadores. Diz que o jogo precisa ser definido em campo, que o Cruzeiro está atento a todos os detalhes para que o jogo seja decidido em campo e, por fim, diz a seguinte frase, totalmente irresponsável: "a torcida do Cruzeiro precisa estar atenta".

Ora, as insinuações fazem aparecer perguntas: a) quais são os detalhes que garantem a definição do jogo em campo b) como a torcida do Cruzeiro deve ficar atenta? O que significa estar atenta?

Para mim, dizer que a torcida precisa ficar atenta significa que a torcida precisa fazer da vida do árbitro, que ainda não estava definido, um inferno.

Com a bola levantada por Mano, o dirigente Klaus Câmara termina o serviço.

Por três vezes, ele pede uma atenção especial da comissão de arbitragem. Justifica dizendo que o Cruzeiro tem sido prejudicado pela arbitragem nos últimos jogos. Uma atenção especial para evitar problemas.

O que é atenção especial?

Que tipo de problemas uma atenção especial pode impedir?

É muita coisa jogada no ar, é muita insinuação, é muita pressão contra um árbitro que eu não conheço, mas que se for pela média dos outros, é ruim.

O campo está armado para mais um dia ruim no futebol brasileiro.

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.