Topo

Menon

Torcida palmeirense reclama de barriga cheia

Menon

15/08/2017 21h44

Jogador de futebol ganha muito dinheiro. E nem estou discutindo se é justo ou não. Ganha muito e ponto. O entorno também. Diretor de futebol, técnico, auxiliar, todos não tem a mínima preocupação com coisas corriqueiras para os pobres normais, como algum atraso na restituição do imposto de renda. Ganham muito, mas estão sujeitos a pressão e cobrança injustificáveis por parte dos torcedores.

Cabe um estudo sociológico para tentar entender porque o brasileiro trabalhador não se revolta quando políticos que não trabalham acabam com seus direitos trabalhistas. Desculpem o trava-língua, mas é isso. Acaba a CLT e ninguém reclama. Acabam com o direito de crianças repetirem a merenda escolar e ninguém levanta do sofá. Acaba a aposentadoria e ninguém se manifesta. Ah, mas se o time não vai bem, todos reclamam com a mulher, todos colocam a culpa na visita da sogra, todos se juntam, faltam ao serviço e vão aos Centros de Treinamento praticar uma cidadania estranha.

Ou vão ao facebook, como uma organizada do Palmeiras. As reclamações até tem um fundamento. O time passou por vexames esse ano: eliminação com goleada para a Ponte no Paulistão, eliminação para o Barcelona de Guayaquil, duas derrotas para o Corinthians, derrota para os aviadores de Cochabamba e um péssimo Brasileiro.

Não vou passar pano. Foi mal mesmo. E o dinheiro foi mal gasto, como a tal torcida reclama. Compraram muito sem fazer uma real avaliação das necessidades do grupo. E a Libertadores terminou com o time milionário sendo eliminado em dois jogos contra o Barcelona que não é o Barcelona. Com o segundo jogo em casa. E com o treinador ajoelhado e rezando.

Mas eu não sou torcedor, não preciso relativizar nada.

O torcedor, sim.

Ele poderia pensar que o Palmeiras ganhou dois títulos nacionais em dois anos.

Que estão reclamando de um quarto lugar no Brasileiro de um time que caiu há cinco anos. E há 15 anos também.

Que estão reclamando de dinheiro mal gasto de quem tinha, até pouco tempo atrás, pouco dinheiro para gastar.

Que estão reclamando de reforços ruins quando o time já esta contratando reforços para o próximo ano.

Que estão pedindo a cabeça do diretor de futebol a quem, de maneira totalmente ridícula e estapafúrdia, elevaram à condição de mito há um ano. Bem, na verdade, o Mattos colabora. Ele curtia uma exposição exagerada. Virou até garoto propaganda do time na televisão.

Que estão se manifestando contra um time que foi mal em 2017, mas que é candidato forte a títulos em 2018.

Olha, a torcida que está reclamando no facebook também tem uma escola de samba. Gasta bastante e tem sido um fracasso contínuo. Já pensou se o brasileiro desse importância ao batuque que dá ao samba. Os que vivem reclamando estariam escorraçados.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.