Topo

Menon

Corinthians não merece o muro do Tuma

Menon

24/08/2017 10h02

Haverá eleições no Corinthians em fevereiro do ano que vem. Romeu Tuma Jr é candidato. São como água e óleo.

O Corinthians é mais que o time do povo. É um time nascido do povo. Seus fundadores eram operários. E sempre foi um time democrático. Sua torcida cresceu assim, recebendo torcedores de todos os estratos sociais. Dos quatro cantos do país. E do Nordeste, é claro. O Corinthians não se restringe a São Paulo. Ele se espalhou pelo Brasilzão todo. E cada torcedor novo, de cada canto da cidade, de cada lugarejo do país, deixa o time ainda maior.

E o que é Romeu Tuma Jr? Um homem que propôs um muro. Que defendeu um muro. Que muro? Esse aqui, abaixo. Foi depois da eleição presidencial de 2014, quando seu candidato, Aécio Neves, foi derrotado por Dilma Rousseff. Ele não defendeu a unidade em torno de quem ganhou. Ele não criticou, com ideias, a reeleição. Ele simplesmente apoiou, nas redes sociais, um muro que separasse quem votou em Dilma de quem votou em Aécio.

A ideia de Tuma Jr. é mais asquerosa que a de Donald Trump. Trump quer um muro para separar norte-americanos de mexicanos. Tuma Jr. quer um muro que separe brasileiros de brasileiros. E, ainda pior, o mapa está errado. Dilma Rousseff venceu em Minas Gerais e no Rio. Tuma é ruim em cidadania e em geografia.

Se ele vencer a eleiçaão, vai fazer um muro dentro da Arena? Vai fazer um puxadinho para separar corintianos de corintianos? Corintiano nordestino longe de corintiano do Sudeste? Corintiano de esquerda longe de corintiano de direita? Corintiano que gosta de Lula longe de corintiano que gosta de Alckmin?

O Corinthians é união. Não é separação.

O Corinthians é ponte. Não é muro.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.