Topo

Menon

Europa tem muitas babas. Piores que Venezuela e Bolívia

Menon

04/09/2017 11h50

Gilbraltar tem a pior seleção do mundo

Bolívia e Venezuela são os piores times das eliminatórias da América do Sul. Quase sempre são. Na atual edição, a Bolívia está em penúltimo lugar, com três vitórias, um empate e 11 derrotas e a Venezuela está em último, com uma vitória, quatro empates e dez derrotas. A Bolívia venceu Argentina, Paraguai e Venezuela. A Venezuela venceu a Bolivia. Juntas, conseguiram 17 dos 90 pontos possíveis. Aproveitamento de 18,9%.

Perder pontos para elas pode significar muitos problemas na hora da classificação. A Argentina está sofrendo muito por aqueles 2 x 0 em La Paz, que causaram a queda de Bauza. No ranking da Fifa, a Bolivia está em 68º lugar, com 532 pontos. E a Venezuela está em 69º, com 521 pontos.

As eliminatórias da Europa, que são bem mais fortes, apresentam equipes muito piores que Bolívia e Venezuela. Se somarmos os pontos no ranking da Fifa de Letônia, Moldávia, Kosovo, Malta, Liechtenstein, San Marino e Gilbraltar, teremos 456 pontos, bem menos que Bolívia ou Venezuela.

San Marino tem 12 pontos no ranking da Fifa

Gilbraltar está em último lugar no ranking da Fifa, com zero pontos. Divide a posição com Anguila, Bahamas, Eritreia, Somália e Tonga. San Marino tem 12 pontos no ranking. Entre eles, estão as Ilhas Virgens Britânicas, com seis pontos.

Abaixo, a relação das "babas" das eliminatórias da Europa, com a classificação no ranking da Fifa, o número de pontos e de jogos nas eliminatórias.

105º – Cazaquistão – dois pontos em sete jogos

129º – Andorra – quatro pontos em oito jogos

131º Letônia – três ponto em oito jogos

154º – Moldávia – dois pontos em sete jogos

180º Kosovo – um ponto em sete jogos

190º – Malta – zero pontos em sete jogos

190º – Liechtenstein – zero pontos em sete jogos

204º – San Marino – zero pontos em sete jogos

206º – Gilbraltar – zero pontos em oito jogos

Juntas, essas seleções conquistaram 12 pontos em 66 jogos, o que significa 6,06% de aproveitamento.

Abaixo, como os pontos foram conquistados

Letônia venceu Andorra

Andorra venceu Hungria

Andorra empatou com Ilhas Faroe

Kosovo empatou com Finlândia

Moldávia empatou com Georgia duas vezes

Cazaquistão empatou com a Romênia

Cazaquistão empatou com a Polônia

Observações – Não coloquei a Georgia, que não venceu nenhum jogo, mas empatou quatro e perdeu três.

Não coloquei Belarus e Luxemburgo, que conquistaram cinco pontos em oito jogos. Luxemburgo empatou com a França e conseguiu os outros quatro pontos contra Belarus, com vitória e empate. Belarus venceu a Bulgária.

Não coloquei Ilhas Faroe, que conseguiu oito pontos em oito jogos. Os pontos foram conquistados contra Andorra (4), Letônia (3), e Hungria (1). Ou seja, Ilhas Faroe, Andorra e Letônia estão no mesmo grupo. Se estivessem divididos em grupos diferentes, talvez o rendimento fosse ainda menor.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.