Topo

Menon

"Rogério Ceni dará lucro ao Fortaleza", diz o presidente Marcelo Paz

Menon

12/11/2017 06h11

Muitos torcedores do Fortaleza passeiam pela cidade com uma camisa vermelha, com o símbolo do clube e uma foto de Rogério Ceni, com a frase "Penta de verdade". É uma alusão a um pentacampeonato do Ceará, que teve validação no tribunal. O presidente Marcelo Paz, do Fortaleza, garante que o clube não tem nada a ver com isso e se recusa a falar sobre o rival. "Vamos falar do Fortaleza que completa seu centenário e que trouxe o primeiro presente para sua torcida".

É um presente caro, presidente?

"Olha, o pacote que fizemos para trazer o Rogério e seus auxiliares é maior do que a média que se paga aqui no Ceará, mas é bem menos do que ele ganhava no São Paulo. Ele é um treinador que se paga e que ainda dará lucro ao clube por causa de sua imagem

A imagem será utilizada e muito para que o clube consiga ter 20 mil sócios torcedores no início da Série B. Atualmente, tem 12 mil e a meta é chegar aos 15 mil na estreia do campeonato cearense, dia 10 de janeiro, contra o Tiradentes."

Os 20 mil sócios torcedores são a receita para suprir os R$ 6 milhões de reais que o empresário Luiz Eduardo Girão investiu no clube no segundo semestre do ano. O Fortaleza havia sido eliminado pelo Ferroviário no cearense, e também ficara pelo caminho na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. O clube recorreu a Girão, que investiu muito e indicou o vice presidente e diretor de  futebol Marcelo Paz como porta-voz das coisas do  futebol. Cumprida a missão do acesso, ele voltou aos EUA, onde reside já há três anos.  E Marcelo Paz assumiu.

Rogério Ceni, então, é uma questão de marketing para o clube?

Nada disso. Eu acredito que ele será um grande treinador. Conhece futebol e, além disso, estudou para iniciar a carreira. E tem um comando muito forte, sempre foi um líder e é agregador, caso contrário não seria capitão do São Paulo por tantos anos. Mas não posso negar que sua imagem vai ajudar o clube. Desde que foi confirmada a contratação, nosso nome apareceu em toda a mídia do Brasil e até em um jornal chinês.

Há duas situações básicas em que o nome de Rogério Ceni pode ajudar o Fortaleza, na visão de Paz "Imagine que um jogador tenha oferta nossa e de outro clube do mesmo peso. O cara vai preferir trabalhar no time do Rogério Ceni, que é um ídolo para os jovens jogadores. Todos vibraram com ele, todos acompanharam sua carreira e vão gostar de trabalhar junto, diz o presidente. A segunda situação é o aval do nome de Ceni para que grandes clubes brasileiros emprestem jogadores ao Fortaleza e até paguem parte dos salários.

Ele já indicou jogadores para o Fortaleza?

Indicou sim. Jogadores que foram companheiros de time, jogadores que ele enfrentou, garotos que estão começando. Ele indica e a gente faz o possível para concretizar. Temos o Cifec (Centro de Inteligência do Fortaleza), que é nosso departamento de análise de desempenho que irá ajudar também. Toda a negociação financeira é feita por nós.

Marcelo Paz faz questão de afastar Rogério Ceni das festividades do centenário. Ele rebate na hora a possibilidade de um jogo festivo para a estreia do novo treinador. "Nós faremos um jogo festivo durante o ano com um grande clube do futebol brasileiro por conta do centenário do clube e não por conta do Rogério. Nada disso. O Rogério veio para trabalhar. Nós tivemos, desde o primeiro dia de conversações uma grande afinidade de ideias. Ele estreia no dia 10 contra o Tiradentes, sem festa".

Com campo lotado, sem dúvida alguma.

PS – O post foi construído com ajuda do repórter Breno Rebouças, de O Povo.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.