Topo

Menon

Martín salva o Vasco. Zé Ricardo foi mal

Menon

22/02/2018 00h20

Martín Silva pegou dois pênaltis, um de cada lado, um terceiro bateu na trave e…o Vasco se classificou depois de sofrer uma goleada de 4 x 0 em Sucre.

Como explicar? Quatro gols de cabeça, dois deles de um zagueiro baixo e gordinho? Falta de posicionamento.

A velocidade da bola? A altitude? O bacilo inicial? Tudo junto.

E há um erro que credito a Zé Ricardo, que faz bom trabalho no Vasco.

Um treinador tem muito a fazer. Analisar o elenco, indicar jogadores, treinar fundamentos, implementar seus conceitos táticos. Coisas de treinamento.

Mas um treinador precisa também resolver problemas imediatos. Ser rápido, detectar o erro e agir.

E, desde o primeiro minuto, ficou claro que o Wilstermann forçaria o jogo pelo lado esquerdo de seu ataque, com Serginho em cima de Pikachu.

Eu, você e o Papa Francisco sabíamos que algo precisava ser feito. Trocar o lateral? Arrumar a cobertura? Recuar um meia? Melhorar a recomposição? Deslocar Wellington para a direita?

Nada foi feito. Pikachu ficou até o final. E fez uma bela cobrança de pênalti. Mas foi péssimo durante o jogo, com a conivência do treinador.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.