Topo

Menon

Brasil está mal na Libertadores. Santos e Palmeiras são as novas esperanças

Menon

01/03/2018 10h38

  • Os times brasileiros começaram muito mal a Libertadores. Ainda não conseguiram vencer, após quatro partidas. Foram conquistados três pontos em quatro partidas, um aproveitamento de apenas 25%, após empates de Grêmio, Corinthians e Flamengo, além de derrota do Cruzeiro. Hoje, o Santos vai ao Peru enfrentar o Real Garcilaso e o Palmeiras visita a Colômbia, para tentar vencer o Junior Barranquilla. O Vasco estreará apenas dia 13 contra a Universidad do Chile.

O Corinthians mostrou uma repetição da receita de recentes conquistas, com uma postura defensiva eficiente e a espera por um gol que chega sempre, mais cedo ou mais tarde. O problema é que falta um ingrediente para a receita dar certo: alguém que faça o gol. Não há mais Jô, cansativo repetir e, pior de tudo, não há reposição. Contra o Palmeiras, a ideia de jogar sem um centroavante deu muito certo, mas Rodriguinho estava suspenso e Mateus Vital não esteve à altura. Houve até uma chance ou outra, o contra-ataque funcionou no segundo tempo, mas o empate sem gols prevaleceu. Se for tendência, será muito ruim.

O Flamengo teve a vitória duas vezes à seu alcance e não soube segurá-la. Empatou em casa contra o River Plate, que havia perdido seus últimos seis jogos como visitante no campeonato argentino. Não havia torcida, o que é muito ruim, mas não pode ser a única explicação. Diego Alves não foi seguro e o time, que foi eliminado no ano passado mesmo com três vitórias em casa, começa a competição com apenas um ponto. Gosto de derrota.

O Grêmio tem muito a lamentar. Jogou muito mais que o Defensor, mandou no jogo, construiu jogadas de pé em pé, com tabelas e triangulações e, mesmo assim, sofreu para fazer o seu gol. Fruto de bela jogada, como outras construídas durante o jogo. E, em seguida, sofre um gol que deve ter causado uma bronca enorme de Renato Gaúcho em sua defesa. Gol de cabeça de um jogador que não saiu do chão. O ótimo consolo é que o time jogou muito bem.

E, se de consolo estamos falando, o Cruzeiro pode dizer que foi derrotado na primeira grande atuação de Lautaro Martinez, um jogador de 20 anos e que demonstra ter um futuro enorme. Fez três gols e se credenciou para ser uma surpresa argentina no Mundial, mesmo que a seleção tenha opções como Higuain, Dybala e Aguero para formar dupla com Messi. Mas o consolo não pode ser desculpa. Foram quatro gols sofridos e isto merece uma reflexão muito maior do que ficar louvando o provável grandioso futuro de Lautaro Martinez.

O começo não foi bom para o Brasil. Hoje, há duas novas cartas na mesa.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.