Topo

Menon

Galiotte precisa ir até o fim, para bem do futebol

Menon

11/04/2018 09h29

Eu escrevi que Maurício Galiotte NÃO DEVERIA FICAR NA RECLAMAÇÃO COM GOSTO DE INVEJA E NEM ESQUECER QUE O PALMEIRAS FOI UMA DECEPÇAO na final do campeonato. Que ele precisa descobrir o que está errado com seu time e que deve ir até o fim em suas reclamações contra a Federação Paulista. O segundo item, ele está cumprindo muito bem. Não ficou apenas no mimimi de dizer que o Paulistinha não interessa e que é muito pequeno para o clube.

Não, ele foi além. E está muito certo. Conseguiu um vídeo mostrando a presença de Dionísio Roberto Domingos no campo, o que significa interferência externa. Sim, o presidente da comissão da arbitragem e o delegado da partida não fazem parte da equipe de arbitragem. Não poderiam conversar com o árbitro. Se houve conversa, interferência externa.

O Palmeiras tem ainda um respaldo moral. O clube se mostrou a favor do árbitro de vídeo e aceitou bancar sua parte na implantação do projeto. Tem ainda mais direito de reclamar.

Mas o mais importante seria Galiotte e o Palmeiras não se limitarem ao jogo. Não conseguirão uma nova partida e nem o título. O que podem é conseguir colocar um asterisco no título corintiano.

Aliás, ele deveria deixar claro que sua briga não é contra o Corinthians. É contra o sistema.

O importante é abrir uma dissidência contra a Federação, entrar em guerra, romper de vez.

Baseado em quê?

Na incompetência da arbitragem, sim, mas principalmente na falta de representatividade da direção. O futebol paulista é grande principalmente por causa de seus gigantes. E eles geralmente não são representados. Reinaldo Carneiro Bastos é quem mesmo? Fez carreira dentro da federação e assumiu quando Marco Polo saiu. Agora, estão rompidos.

Um dos vice-presidentes é o delegado Nico. O que ele já fez pelo futebol? Que clube ele dirigiu? O responsável pelo TJD é o delegado Olim. Deputado. Que clube ele dirigiu? Qual sua contribuição ao futebol?

Eu fico torcendo para o Palmeiras lutar até o final. Se fosse outro clube, torceria também. O importante é ver a diretoria da federação paulista desgastada. O máximo possível. Quem sabe o Palmeiras não articula a formação de uma nova chapa para a próxima eleição, com pessoas verdadeiramente ligadas ao futebol?

Apesar da torcida, eu não tenho ilusão. Afinal, é possível que o Palmeiras brevemente passe a ser presidido pela carioca Leila, dona de faculdade e de empresa de crédito e que, duvido, saiba recitar um time importante da história do Palmeiras. Qualquer um.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.