Topo

Menon

Primeira estrela, Pepe, Barcelona e Biografia das Copas

Menon

07/06/2018 12h46

A Copa está aí. O Brasil pode ganhar o sexto título mundial. Mas não há seis sem cinco, quatro, três, dois e…um. E o nosso primeiro mundial, nossa primeira conquista, nossa primeira estrela estão ali no Museu do Futebol esperando quem gosta de Copa. É um trabalho espetacular, com textos, fotos e vídeos. Muita interação e indo além apenas do futebol. É possível ver um novo Brasil nascendo, com carros, lambretas e bossa nova. E muita propaganda. Assim como agora, os campeões faziam muito comercial. No caso, após o título, que era pouco crível para todos os brasileiros, após o fracasso de 1950. Um trabalho espetacular, comandado pelo Mestre Roberto Benevides.

Um dos participantes das duas primeiras conquistas é José Macia, o Pepe. Embora não tenha entrado em nenhum jogo, não havia substituições na época, marcou seu nome na história do futebol brasileiro. Pepe é o último nome da grande linha de ataque formada por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e ele. Tinha um chute fortíssimo e marcou 405 gols coma camisa do Santos. O maior artilheiro da história do clube? E Pelé? "Pelé não conta, ele é um ET", diz Pepel. A frase está imortalizada em uma camiseta, à venda pelo instagram @canhao_da_vila e pelo email @gismacia@gmail. com. Há ainda uma outra camiseta com a inscrição O Canhão da Vila. Gismacia é a Gislaine, filha do Pepe e minha amiga de A Gazeta Esportiva.

Curiosidade sobre Pepe. Como treinador, ele trabalhou no Catar. E o zagueiro de seu time era Pep. Guardiola. O grande treinador do século, o homem que tem um trabalho autoral que mudou o futebol. E que tem a história da construção de seu Barça, de 2008 a 2012, contado magistralmente pelo inglês Graham Hunter e editado agora pela Grande Área. O texto é muito agradável e conta direitinho o que Guardiola fez para mudar o futebol. É só ler e fazer igual. Se você for Guardiola, é claro.

E para terminar as dicas sobre Copa, por último, mas não menos importante, há o lançamento odo livro Biografia das Copas de Thiago Uberreich, dia 12 no Conjunto Nacional. Thiago traça uma história das Copas, suas implicações políticas em cada edição e traz também muitas informações sobre como a transmissão do evento foi se modificando através das 20 edições.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.